Atualizado em 23 de março
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou no início da noite deste sábado, 21 de março, em pronunciamento em uma rede social, que a quarentena vai começar mais cedo na cidade e se prolongar em relação ao estado de São Paulo, ou seja, começa a partir de segunda-feira, dia 23 de março, e segue até 12 de abril.
Um decreto com as novas medidas foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial do município neste domingo (22). Apenas serviços essenciais, como estabelecimentos de alimentação, saúde, postos de combustíveis, segurança e bancos poderão continuar funcionando (confira aqui o Decreto). No caso de restaurantes, padarias e congêneres, devem atender com no máximo 30% da capacidade, devendo priorizar os serviços de entrega.
O pronunciamento ocorre após o aumento de casos do coronavírus em Campinas, que agora tem nove confirmados, cinco a mais em relação à sexta-feira (20).
À tarde, o governador João Doria anunciou que a quarentena será adotada no estado a partir de terça-feira, dia 24 de março, e segue até 7 de abril.
No pronunciamento, o prefeito anunciou ainda que haverá uma abordagem informal por parte da Guarda Municipal nas entradas e saídas da cidade para verificar para onde os carros estão indo, se há a necessidade ou não da circulação. O Transporte Público vai funcionar com sistema emergencial, reduzindo a quantidade de ônibus para atender quem trabalha nos serviços essenciais. O apelo é para que a população só utilize o transporte público em caso de extrema necessidade. Saiba mais sobre o transporte público.
Também comentou que a campanha de vacinação contra a gripe começa na cidade na segunda-feira, dia 23, atendendo apenas grupos prioritários, começando com idosos e profissionais de saúde, e os profissionais de imprensa também foram incluídos. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea Von Zuben, já havia informado que a vacinação será feita em espaços arejados e organizada de modo a evitar filas e aglomerações.
Lembrando que a prefeitura lançou um hotsite com informações e números do coronavírus em Campinas.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74