Bem-estar

Rolfing: uma forma inovadora para acabar com dores crônicas na coluna

19 de outubro de 2015

Por Yeda Bocaletto

O modo de vida moderno não favorece de forma alguma o bem-estar do corpo. Vivemos uma vida agitada e estressante, muitas vezes sedentária, nos sentamos e nos movimentamos de formas inadequadas, e o corpo sofre as consequências através de dores crônicas ou agudas, desconfortos, má postura e inúmeros problemas: hérnia de disco, dores nos ombros e pescoço, dores lombares, artrites, artroses, bursites, tendinites, fibromialgia, etc. O corpo, atualmente, vive em constante desgaste e sofrimento.

O que é e como funciona o Rolfing?

Rolfing é uma técnica de reestruturação corporal que tem por objetivo organizar a postura e aliviar dores e tensões do sistema muscular e esquelético. É uma técnica baseada na manipulação dos músculos, dos ligamentos e tendões, que são chamados de “tecidos moles” do corpo. Por várias razões – má postura, doenças, traumas emocionais, sedentarismo, estresse e tensões cotidianas, etc – esses tecidos moles se encurtam, enrijecem, desidratam, criam os “nózinhos”/aderências e passam a não funcionar de maneira adequada. Nas aplicações de Rolfing, o profissional faz com que estes tecidos restabeleçam sua saúde, fiquem alongados, hidratados, sem aderências, restabelecendo o movimento e acabando com dores e desconforto.

Em quais casos o Rolfing é indicado?

O Rolfing é indicado para dores e desconfortos musculares e articulares de todos os tipos: dores nas costas (lombar, pescoço, hérnia de disco), artrose, tendinite e bursite crônicas, fibromialgia e enxaqueca. Também tem ótimos efeitos na melhorara da postura, da coordenação motora, na performance no esporte e na dança e também para ter mais consciência corporal.

Como é a aplicação dessa técnica?

O Rolfing atua nos tecidos musculares, ligamentares e tendinosos. O método é manual e se constitui de toques precisos e diretos nos músculos, ligamentos e tendões, alongando-os, dissolvendo os “nozinhos” e fazendo com que eles funcionem de uma maneira mais saudável, e por isso eliminando dores e tensões. O tratamento dura entre 10 e 15 sessões. Cada sessão semanal dura cerca de uma hora, e o paciente recebe esses toques do profissional de Rolfing, gerando modificações permanentes em sua estrutura e bem estar corporal.

Os resultados são permanentes ou o paciente precisa da terapia de forma constante?

Essa é uma grande vantagem do Rolfing em relação a outras terapias. Os resultados permanecem! Se um paciente chega queixando-se de dor nas costas ou outro tipo de dor ou desconforto, o terapeuta de Rolfing vai fazer uma análise detalhada de toda a estrutura corporal e vai buscar descobrir as causas deste problema. O profissional vai relacionar o local de dor com outras partes do corpo que estejam em desequilíbrio e aos hábitos posturais e de movimento do paciente. Portanto, o Rolfing leva em conta todas as origens do problema para solucioná-lo e obter resultados permanentes.

Yeda Bocaletto é especialista em Rolfing, uma técnica corporal de correção de postura e alívio de dores, ainda pouco conhecida no Brasil, embora já seja praticada em vários lugares do mundo desde os anos 60, quando foi criada pela bioquímica Ida Rolf. Yeda é formada em 1999 pelo Rolf Institute (Boulder, Colorado, EUA), e é professora de Rolfing da Associação Brasileira de Rolfing. Foi coordenadora de Pesquisa do Núcleo de Atendimento, Pesquisa e Educação em Rolfing (NAPER), entre 2001 e 2008. Trabalhou em Boston, com atendimento clínico em Rolfing e com aulas de Rolfing Movimento, entre 2001 e 2003. Tem consultório em Campinas e em São Paulo e é a única Rolfista Avançada da região de Campinas. Mais informações: www.rolfingcampinas.com.br

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74