A convite da UniMetrocamp – Wyden Campinas, o portal Campinas.com.br participou de uma atividade envolvendo os alunos de design gráfico, que tiveram como exercício desenvolver um olhar sobre aspectos visuais e iconográficos da cidade como contribuição com a história e produção de imagens que representem Campinas sob diversos aspectos.
A proposta de atividade do curso Tecnólogo em Designer Gráfico da Unimetrocamp, por meio da disciplina de produção gráfica ministrada pela professora Sandra Racy, também colunista do portal, responsável pela seção especial “Hora do Café”, que também resgata a história da produção cafeeira em Campinas, a qual, apesar da representação histórica, é pouco rememorada do ponto de vista turístico e de experiências locais. O curso é coordenado pelo professor e publicitário Paulo Lourenço.
A professora orientou os trabalhos e ajudou os alunos a mergulharem na história da cidade, seus personagens, ícones e marcos históricos e a visitar as seções do portal. As propostas valeram nota e prêmios. Cada equipe escolheu uma ou mais colunas do Campinas.com.br para desenvolver propostas criativas de desenhos, fotos e animação.
“O exercício serviu para estimular uma visão sobre a cidade onde os alunos vivem ou se relacionam, espero que mais trabalhos sobre Campinas, e principalmente seus patrimônios e história, surjam dentro das universidades”, reforçou a professora.
Os trabalhos foram apresentados para uma banca examinadora onde participaram duas das sócias do portal, Sara Silva, diretora de conteúdo, Luciana de Almeida, diretora de projetos especiais, e o professor de turismo convidado, Eduardo Amaral. Foram apresentados 20 trabalhos, onde foram escolhidos três equipes finalistas, 1° lugar: Rafael Lopes Reis e Paulo Rodrigues, 2º lugar: Camilly Vitoria Cunha de Miranda, Giovanna Egger Nogueira, Marina Jorge Deitos e Vitor Cesar Moral Lorenço e 3º lugar Giovanna Genu, Josué Baptista e Maria Luísa, por critérios de amadurecimento das propostas e visual do portal junto à sua missão editorial e de valorização da cidade com o apoio de novos recursos gráficos.
“Nos surpreendemos com as propostas e designers que estão vindo para o mercado, formados pela UniMetrocamp, ficamos felizes de fazê-los refletir sobre a cidade de Campinas como exercício acadêmico, assim contribuímos para que uma nova geração interaja em seus espaços de trabalho com uma produção que constrói narrativas sobre a cidade a partir do designer”, comentou a jornalista Luciana de Almeida.
A maioria dos alunos relatou que nunca tinha parado para refletir sobre a formação da cidade de Campinas e a importância de construir imagens que representem a diversidade, sua história e narrativas que ajudem na compreensão da cidade. “Foi um prazer realizar esse projeto, aprendi muito sobre Campinas”, reforçou a aluna Isabelle Sertóri.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74