Foto - crédito: Rafael Scucuglia / divulgação
A Rabeca Cultural recebe o violonista, arranjador e compositor Rafael Thomaz para uma apresentação do concerto “Violão Brasileiro”, que acontece no dia 04 de outubro de 2025, sábado, às 20h. O espetáculo é uma imersão na história e na alma da música nacional, explorando a riqueza e a versatilidade do violão.
Unindo uma profunda pesquisa com sensibilidade artística e virtuosismo técnico, Rafael Thomaz guia o público por uma jornada musical que atravessa diferentes épocas, estilos e regiões. Em seu programa, o artista recria obras fundamentais do repertório brasileiro com arranjos próprios, que ao mesmo tempo que reverenciam a tradição, propõem leituras frescas e inovadoras.
👉 Mais música? Acesse nossa programação cultural.
O repertório inclui gêneros como valsa, maxixe, choro, samba, baião, bossa nova, chula baiana e afro-sambas. Serão contempladas composições de grandes nomes da música brasileira, como Dilermando Reis, Ernesto Nazareth, Garoto e Tom Jobim, além de obras autorais de Thomaz, como “Veneno de Cobra” e “Barravento”.
Cada obra é interpretada com cuidado estético e liberdade criativa, resultando em um espetáculo que celebra o passado musical e, simultaneamente, aponta para novas possibilidades sonoras.
Rafael Thomaz é doutor em música pela Unicamp, onde a partir de 2025, assume a cadeira de Violão na graduação em Música Popular, sucedendo o violonista Ulisses Rocha. Já foi premiado em concursos nacionais, apresentou-se como concertista em importantes séries e como solista à frente de orquestras e grupos de câmara.
Em sua discografia, destaca-se o trabalho com o grupo Algaravia, com os álbuns “Algaravia” (2009) e “Música Brasileira de Concerto” (2016). Em duo com Guilherme Lamas, lançou o show “Sinal dos Tempos”, uma homenagem a Garoto, e o álbum “Idas e Vindas” (2018). Com Guga Costa, gravou a releitura do álbum de Dorival Caymmi, “[a]dentro – uma homenagem a Caymmi e seu violão” (2022).
O artista também possui três álbuns autorais que refletem sua produção eclética: “Paisagens Interiores” (2015), “Ainda dá tempo?” (2018) com o Rafael Thomaz Septeto, e “Invenções para Violão e Percussão” (2019). Em 2017, foi solista convidado no Gasteig em Munique, na Alemanha. Thomaz também dirigiu, produziu e compôs a trilha sonora de quatro temporadas da série Reflexões Contemporâneas para o Instituto CPFL e veiculadas pela TV Cultura.
Veja ainda
Marcelo Louback Quarteto apresenta “Degustação Sonora” na Rabeca Cultural
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74