Divulgação Prefeitura de Campinas/Toninho Oliveira
Foto – crédito: Toninho Oliveira / divulgação Prefeitura de Campinas/
Considerada um dos principais pontos turísticos e históricos de Campinas, a Torre do Castelo permanecerá fechada a partir desta quinta-feira, 27 de março, até o dia 21 de abril de 2025, para obras de revitalização. A reabertura ao público será no dia 22 de abril.
O trabalho consiste na troca da iluminação e dos painéis do mirante, pintura interna e externa e a criação de um espaço cultural no primeiro andar.
De acordo com a Prefeitura, a reforma teve início com a substituição dos antigos holofotes por refletores mais modernos com lâmpadas de led, proporcionando uma iluminação com mais qualidade e economia de energia. A projeção de diferentes cores passou a ser feita por um painel digital. A parte interna também vai receber nova iluminação em led.
A troca da iluminação está a cargo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Por se tratar de uma construção tombada como patrimônio arquitetônico desde 2008, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), a pintura da fachada seguirá o mesmo padrão.
Com essa revitalização, o público poderá visitar, no primeiro andar, o Museu do Patrimônio Histórico e Cultural da Sanasa. O espaço, climatizado, vai abrigar antigos equipamentos de manutenção das redes de água e de esgoto, entre eles conexões de adutoras e tubulações usados desde a época do DAE, o antigo Departamento de Água e Esgoto, precursor da Sanasa.
A reforma vai incluir a substituição dos painéis nas janelas do mirante. Os novos, a serem instalados, terão informações atualizadas sobre os pontos turísticos e as unidades da Sanasa localizadas nas diferentes regiões da cidade.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74