Foto – crédito: Ronaldo Gutierrez/divulgação
O espetáculo “O Deus de Spinoza”, sucesso em duas temporadas em São Paulo, inicia turnê pelo estado com duas apresentações gratuitas em Paulínia, neste sábado, dia 4 de novembro, às 18h e as 20h30, no Teatro Ceart. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro 1h antes do início e a capacidade é de 80 lugares.
O espetáculo resgata o pensamento do filósofo holandês Baruch de Spinoza, condenado no século XVII por sua reflexão sobre a relação do ser humano com Deus e com a natureza, contestando dogmas religiosos da época. Renegado por séculos, seu pensamento foi resgatado e hoje é motivo de estudos no mundo inteiro.
Spinoza viveu no Século de Ouro dos Países Baixos. A Holanda fervilhava culturalmente no século XVII. Ali estava Grócio, um dos pais do direito público, Descartes que escolheu a Holanda como pátria espiritual e Rembrandt e Vermeer que despontavam na pintura. “Spinoza balançou o mundo e o pensamento moderno. A montagem trata os personagens com humanidade, com seus erros e acertos e principalmente com as suas convicções. Busca trazer o pensamento de Spinoza de uma forma profunda mas acessível, para que, como diz Spinoza, afete de alguma maneira o público. Estas são as afecções”, comenta Luiz Amorim, diretor do espetáculo.
Amorim também integra o elenco ao lado de Bruno Perillo, Norival Rizzo, David Kullock e Roberto Borestein. Os figurinos são de João Pimenta, a iluminação de Cesar Pivetti com cenários de Evas Carreteiro. A peça é pontuada por músicas sefarditas do século XVII, executadas ao vivo, com direção musical de Marcus Veríssimo. O texto é assinado por Régis de Oliveira, jurista e desembargador renomado que há anos se dedica ao estudo de filosofia.
Sinopse
Amsterdã, ano de 1677. O país fervilha intelectual e economicamente. Ali, um livre pensador questiona as doutrinas e dogmas religiosos e políticos. Baruch de Spinoza é chamado a arrepender-se, mas não abre mão de seu pensamento. Assim passa pelo Herem, a condenação judaica, equivalente à excomunhão, e vai viver no exílio da sua comunidade. Tem o apoio de seu amigo Jan Rieuwertsz, com quem pode desabafar e contar de seus planos futuros. Um convite à reflexão e à liberdade de pensamento.
Espetáculo “O Deus de Spinoza”
Local: Teatro Ceart. Av. Prefeito José Lozano Araújo, 1515 – Paulínia Shopping (Polo Cinematográfico) – Paulínia
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74