Foto - crédito: divulgação
Uma viagem no tempo, didática e lúdica, propõe um mergulho na história da fotografia e do território de Campinas. O “Tour histórico – Sítio Soledade: de Hercule Florence à Agrofloresta” é uma atividade inédita que integra o “Festival Hercule Florence de Fotografia” no mês de novembro, em parceria do portal Campinas.com.br e plataforma Próximo Passeio com o CCLA (Centro de Ciências Letras e Artes), na coordenação pedagógica do professor Pedro Rocha Lemos (do projeto “Revisitando o Brasil”).
O passeio será realizado no dia 23 de novembro de 2025, das 8h às 12h, na Fazenda do Lapa – Sítio Soledade, em Joaquim Egídio, local onde viveu o inventor da fotografia Hercule Florence em sua segunda fase na cidade, voltada para a produção de café.
👉 Mais Turismo? Acesse nossa agenda de turismo.
A atividade convida à imersão na cultura socioeconômica do Brasil do século XIX, marcada pela estrutura escravagista e pelas transformações que levaram ao regime republicano. O tour resgata a primeira denominação da propriedade, o Sítio Soledade, onde Florence (pioneiro da fotografia no Brasil) viveu e se dedicou à vida de fazendeiro, etapa que, segundo seus relatos, não o orgulhava.
O passeio ainda inclui um café colonial e uma oficina de fotografia ministrada por Ricardo Lima, fotógrafo e curador do festival de fotografia. Durante a caminhada pela fazenda, os participantes colocarão em prática os aprendizados da oficina, experimentando a paisagem como espaço de criação e reflexão, à maneira de Hercule Florence.
Programação:

Foto – crédito: divulgação
08h00 – Recepção
08h30 – Café da manhã
09h30 – Workshop: “Revisitando a transição dos séculos XIX/XX: Campinas no contexto socioeconômico do Brasil – trabalho e fazendas de café nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio com foco no Sítio Soledade de Hercule Florence (hoje Fazenda do Lapa)” – com a condução dos especialistas Pedro Rocha Lemos e da historiadora Maria Alice Rosa Ribeiro.
11h00 – Caminhada fotográfica: Arquitetura, história, café e futuro: agrofloresta – com Ricardo Lima, fotógrafo e curador do Festival Hercule Florence. Trilha de observação das estruturas históricas e das novas tecnologias ecológicas e do sistema agroflorestal, com a equipe da Fazenda.
13h00 – Encerramento (com sugestão de almoço nos arredores)
Saiba mais:
De desenhista e inventor da fotografia a fazendeiro: A jornada de Hercule Florence em Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74