Foto - Crédito: Ton Torres/CIDDIC/UNICAMP
A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) convida o público de Campinas para o concerto “Outras Estórias: Uma Celebração Sinfônica de Rossini e Carlos Gomes”, sob a regência do maestro convidado Linus Lerner, no Teatro Castro Mendes, na quinta-feira, dia 11 de setembro de 2025, às 20h. A apresentação gratuita faz parte da programação do Mês Carlos Gomes, evento tradicional realizado sempre em setembro na cidade.
Dedicado ao papel dramático da abertura sinfônica nas óperas do século XIX, o espetáculo propõe um instigante diálogo entre a ópera italiana e a formação da música brasileira do período. A performance explora as afinidades e contrastes entre as obras de Gioachino Rossini, marcadas pelo virtuosismo e brilho cômico, e o lirismo dramático de Carlos Gomes, que construiu uma identidade nacional para a música brasileira. A programação também inclui obras do compositor afro-brasileiro Henrique Alves de Mesquita e de Jules Massenet, expandindo o percurso sonoro em direção à França do fim do século XIX.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
Além do concerto, a noite marca o lançamento do livro “Música e educação na trajetória da Orquestra Sinfônica da Unicamp”, escrito pela professora Lenita Nogueira. A obra resgata a história da OSU e sua contribuição artística e formativa ao longo de mais de quatro décadas. O lançamento do livro ocorrerá no mesmo local, às 19h.
O repertório da noite é composto por:
– Carlos Gomes – “Fosca” (1873)
– Gioachino Rossini – Abertura “La gazza ladra” (1817)
– Carlos Gomes – “A Noite no Castelo” (1861)
– Henrique Alves de Mesquita – “Uma noite no castelo” (1870)
– Gioachino Rossini – Abertura “La Cenerentola” (1817)
– Jules Massenet – “Suite Cendrillon” (1896)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74