A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), sob a regência da maestrina Cinthia Alireti, se une ao Coro Contemporâneo de Campinas, regido por Angelo Fernandes, e ao Collegium Vocale Campinas, sob a direção de Akira Kawamoto, para dois concertos especiais em dezembro. As apresentações da “Nona Sinfonia” de Beethoven ocorrem no dia 10 de dezembro, às 19h30, na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba, e no dia 12, também às 19h30, no Auditório da FCM, em Campinas. Os concertos são gratuitos e abertos ao público.
No programa, a monumental “Nona Sinfonia”, de Ludwig van Beethoven, que em 2024 completa 200 anos de sua estreia. Obra-prima do repertório sinfônico, a “Nona” é conhecida por seu grandioso quarto movimento, que incorpora o hino “Ode à Alegria”, com texto de Friedrich Schiller, simbolizando os ideais universais de fraternidade e união.
Para além de um novo paradigma na música clássica ao incluir coro e solistas em uma sinfonia, a peça foi, durante o século 20, utilizada por espectros políticos opostos, mostrando como as artes atinge a humanidade na totalidade e pode ser lida de diversas formas.
Hoje, dois séculos depois, orquestras do mundo todo têm preenchido as salas de concertos com sua apresentação, buscando, como o autor mesmo expressou, colocá-la como um hino de fraternidade humana. Neste sentido, a OSU vem participar deste movimento como parte deste grande grupo musical que canta uma ode a alegria e união. Serão mais de 100 músicos e cantores juntos em duas noites.
Confira a programação:
Concerto: “Nona Sinfonia” – Ludwig van Beethoven
10/12 – Piracicaba
Local: Catedral de Santo Antônio. R. Pr. da Catedral Dom Ernesto de Paula, s/n – Centro
12/12 – Campinas
Local: Auditório da FCM. R. Albert Sabin, Cidade Universitária, Unicamp – Barão Geraldo
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74