Comer é muito mais do que um ato de manutenção da saúde. Comer é um ato social, político e afetivo. Diante dos muitos aspectos que envolvem as escolhas alimentares, o Sesc Campinas promove de terça (23) a sábado (27) o projeto “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura”. O objetivo da ação é estimular a alimentação saudável e o consumo dos alimentos de verdade.
Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira – 2ª edição, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e utilizado como base para a elaboração do Experimenta!, uma alimentação saudável é aquela baseada em ingredientes in natura e minimamente processados.
Nesse contexto, a programação do evento aborda as diferentes dimensões do comer. A cada dia, um profissional diferente baterá um papo informal e descontraído com o público sobre a relação alimentar com a saúde, a política, o afeto e a cultura. Afinal, comer também é compartilhar o gosto pelo conhecimento. A cada escolha explícita na mesa, há uma escolha implícita nesses outros campos.
Os bate-papos acontecem de terça a sexta, às 19h30, com mediação do economista Valter Palmieri Júnior. Antes de cada encontro, os participantes terão uma pequena degustação às cegas, elaborada pelo chef e jornalista Manuel Alves Filho. Na terça (23), em “Comer é Saúde”, a nutricionista e engenheira agrônoma Sophie Deram, autora do livro best-seller “O Peso das Dietas”, trata do ato de comer como ferramenta de convívio, de cuidado consigo e com o próximo. Na quarta (24), em “Comer é Política”, a socióloga Elaine Azevedo fala da influência do comer com as pessoas e com o Meio Ambiente. Na quinta (25), em “Comer é Afeto”, a nutricionista Rosa Wanda Diez-Garcia aborda a memória afetiva, o acolhimento e a identidade do gosto. Para fechar os encontros, na sexta (26), em “Comer é Cultura”, a professora Lígia Amparo da Silva Santos, discorre sobre a comida como uma expressão de cultura. Para participar, é preciso retirar ingresso na Ilha de Atendimento duas horas antes do início da atividade. As vagas são limitadas e a classificação etária é de 12 anos.
No sábado (27), das 10h às 11h30 e das 15h às 16h30, as crianças têm a oportunidade de fazer Quadros Comestíveis. Nessa atividade, as tintas comestíveis resultam em belos quadros e muitos saborosos. A classificação etária é de 12 anos e é preciso fazer a inscrição na Central de Atendimento no dia da atividade.
Oficina com produtores rurais
Na oficina “Da Roça ao Prato”, produtores rurais da região contam como os alimentos chegam até a mesa. Além de expor os produtos, eles também farão algumas receitas em uma saborosa oficina culinária. A oficina vai de terça (23) a quinta (25), das 14h30 às 16h, e na sexta (26) das 10h30 às 12h. Para participar, é preciso fazer inscrição na Ilha de Atendimento.
Programação completa:
Bate-papo “Comer é Saúde”
Comer como ferramenta de saúde é sinônimo de convívio, de cuidado consigo e com o próximo. É ter autonomia de escolha. Neste bate-papo, a engenheira agrônoma e nutricionista Sophie Deram trata desses temas, associando comer e saúde.
Dia 23, terça, às 19h30. Área de Convivência. Grátis. 12 anos.
Inscrições na Ilha de Atendimento a partir de 2 horas antes do início da atividade.
Bate-papo: “Comer é Política”
Comer é um ato político. Quando comemos, influenciamos não somente nossa saúde e bem-estar, mas também nossa relação com as pessoas e o ambiente. O sistema de produção de alimentos, abastecimento, distribuição e marketing são assuntos debatidos nesse encontro com a socióloga Elaine Azevedo.
Dia 24, quarta, às 19h30. Área de Convivência. Grátis. 12 anos.
Inscrições na Ilha de Atendimento a partir de 2 horas antes do início da atividade.
Bate-papo “Comer é Afeto”
Qual a relação entre memória e comida? Cheiro, textura, sabor são capazes de resgatar o passado? O quanto as memórias da infância influenciam o consumo? Neste bate-papo com a nutricionista Rosa Wanda Diez-Garcia são abordados temas como a memória afetiva, o acolhimento e a identidade do gosto.
Dia 25, quinta, às 19h30. Área de Convivência. Grátis. 12 anos.
Inscrições na Ilha de Atendimento a partir de 2 horas antes do início da atividade.
Bate-papo “Comer é Cultura
O consumo de determinados alimentos está muito relacionado ao que se chama de identidade cultural de um povo. Nesse encontro com a professora Lígia Amparo da Silva Santos, são debatidos aspectos como tradição, sociabilidade e comida como expressão de cultura, memória e identidade.
Dia 26, sexta, às 19h30. Área de Convivência. Grátis. 12 anos.
Inscrições na Ilha de Atendimento a partir de 2 horas antes do início da atividade.
Oficina “Da Roça ao Prato”
O cheiro de bolo, o calor do café, a manga tirada do pé, o pão de mandioca, o suco e abacaxi. Como esses alimentos chegam até a nossa mesa? Nessa oficina, produtores rurais agroecológicos de Campinas e região explicam como os alimentos típicos dali chegam até a nossa mesa.
De 23 a 25, terça a quinta, das 14h30 às 16h. Dia 26, sexta, das 10h30 às 12h. Área de Convivência. Grátis. 12 anos.
Inscrições na Ilha de Atendimento a partir de 2 horas antes do início da atividade.
Oficina “Quadros Comestíveis”
Você já pensou em fazer uma obra de arte comestível? Pintar pode ser muito divertido, mas também delicioso. Nessa oficina prática, ministrada pela professora Marisa Toledo Naciff, as tintas têm como base frutas e verduras e o papel é de arroz, resultando em belos quadros e, ainda por cima, saborosos.
Dia 27, sábado, das 10h às 11h30 e das 15h às 16h30. Jardim do Galpão. Grátis. 12 anos.
Inscrições na Central de Atendimento do Galpão para cada horário no dia da atividade.
Fonte: assessoria de imprensa
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74