Já foi

Semana de Arte TRANSviada chega a Campinas com programação cultural gratuita no Sesc e Casa de Vidro

Compartilhe
  • 📍 Local: SESC Campinas, Rua Dom José I, 333 - Bonfim
  • 🗓️ Data: 07 a 14 de Agosto de 2022
  • 🎟️ Entrada: Entrada gratuita mediante retirada de ingresso

Foto – Paul Parra. Crédito: divulgação

Campinas recebe neste mês de agosto a Semana de Arte TRANSviada, realizada por um coletivo de artistas do interior do estado de São Paulo. O evento ocorre entre 7 e 14 de agosto, na Casa de Vidro e no Sesc. Todas as atividades são gratuitas e as informações sobre retirada de ingressos estão disponíveis no site.

Durante o evento, a diversidade será amplamente abordada, discutida e repaginada por meio de apresentações artísticas de diferentes linguagens. Compõem a programação artistas independentes transvestigêneres ou que versam sobre a transgeneridade em suas obras. Entre os nomes estão Paul Parra, Helena Agalenéa, Ateliê Transmoras, Irmãs de Pau, Rainha Kong, Laboratório Cisco e All Ice, entre outros (confira a programação completa de artistas abaixo).

De acordo com os organizadores, o movimento dialoga e questiona o espaço geográfico: na histórica Semana de Arte Moderna, que aconteceu em 1922, os artistas se reuniram no Teatro Municipal da cidade mais populosa do Brasil (São Paulo) como uma forma de validar e visibilizar a arte que estava sendo proposta. A proposta do  movimento na semana caminha por estratégias diferentes: em vez de competir pelo espaço restrito da capital, a Semana de Arte TRANSviada visa difundir a arte para além, escolhendo locais distintos do estado.

“Este será um momento oportuno para (re)pensar sobre as dinâmicas sociais a respeito das vivências que escapam do padrão, para questionarmos aquilo que é visto como ‘normal’, e ‘natural’”, relata o multiartista Paul Parra, um dos idealizadores do evento.

Segundo ele, esta será uma oportunidade de refletir sobre a biodiversidade, na forma com a qual o ser humano lida com as diversas formas de vida que habitam o planeta. Com isso, o evento pretende conscientizar e alertar sobre a urgência de revisar pensamentos e comportamentos, individual e coletivamente, para a sobrevivência humana.

Foto – crédito: Cintia Rizoli/divulgação

“Buscam-se os entre-lugares artísticos que potencializam os corpos e sujeites transgênero como produtores de cultura popular dissidente, a partir dos próprios processos subjetivos”, explica Paul. “Dessa forma, a arte dissidente e TRANSviada adquire valor de resistência, subversão e transgressão, frente à sociedade brasileira e a onda conservadora na qual o país se encontra atualmente”, complementa.

Abertura do evento e atrações

A estreia da Semana de Arte TRANSviada será no domingo, dia 7 de agosto, na Casa de Vidro, que fica no Museu da Cidade, no Lago do Café. Haverá exposição de artes visuais composta por oito artistas – a maioria trans – e mais de 20 obras.

No fim da tarde, a partir das 17h, a organização fará a cerimônia de abertura com desfile realizado pelo Ateliê Transmoras, Évora e Vista Vasques. O dia se encerra com apresentação da performance “Ultrapassar o Vazio entre Lugares que Imaginamos Para nós”, de Lino Calixto e Harpya Satanara, e shows musicais de Angelíque Farnocchia, All Ice e Diameyka Odara.

Foto – peça “O Bebê de Tarlatana Rosa”. Crédito: Karen Mezza/divulgação

Os dias que se seguem trazem uma programação diversificada que será marcada pela transgeneridade. “Os espaços de realização do evento (Casa de Vidro e Sesc Campinas) foram escolhidos visando alcançar novos lugares para a arte transviada expandir ”, explica Paul.

“Nossa expectativa é de ter casa cheia todos os dias, mas o principal é conseguir atrair pessoas para além do público que a gente já tem. Quero ver olhares curiosos participando e se engajando na programação. Visibilidade e valorização são alguns dos nossos maiores desejos”, finaliza.

O projeto Semana de Arte TRANSviada foi contemplado pelo Edital ProAC nº 35/2021 “Projetos Culturais/ 100 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922/ 200 anos da Independência do Brasil” e é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Bons Ventos Produtora e Núcleo Ponte.  Tem apoio do Sesc Campinas e Sesc Sorocaba, Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba), Maloca Centro Cultural, Secretaria de Cultura da Prefeitura de Sorocaba, Casa de Vidro, Museu da Cidade, Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campinas, Tenda Vogue e Centro de Referência LGBT de Campinas.

Programação:

07/08 – domingo

Exposição de Artes Visuais e Fotografia TRANSviada
Paul Parra, Lino Calixto, Harpya Satanara, Évora, Cíntia Rizoli, Rafa Kennedy, Luara Souza e Zure Gabriel
Categoria: Artes Visuais
Horário: 10h | Classificação etária: 12 anos
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade. Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Taquaral
A exposição ficará aberta de 07/08 a 14/08
Horário: das 10 às 12h e das 14 às 17h (fechado na segunda-feira, dia 8)
Não é necessário agendamento prévio
Sinopse: Com curadoria afetiva de Paul Parra, a exposição de Artes visuais e fotografias TRANSviada traz ao público novas formas de representações estético-poéticas, em diferentes técnicas e linguagens que representam e/ou registram corpos, vivências, e subjetividades das pessoas transgênero. A exposição conta com obras de Luara Souza, Évora, Paul Parra, Cíntia Rizoli, Lino Calixto, Harpya Satanara, Zure Gabriel e Rafa Kennedy.

Desfile de Moda Transviada
Ateliê Transmoras, Évora e Vista Vasques
Categoria: Moda
Horário: 17h | Classificação etária: Livre
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade. Av. Dr. Heitor Penteado, 2145, Taquaral
Sinopse: O Desfile de Moda Transviada apresentará as coleções do Ateliê Transmoras, Évora e Vista Vasques. É uma oportunidade de atualizar conceitos sobre a moda, a partir de propostas que pensar o upcycling e a Transmutação Têxtil como formas de compor peças originais, únicas e completamente transviadas.

Ultrapassar o Vazio entre Lugares que Imaginamos Para nós
Lino Calixto e Harpya Satanara
Categoria: Artes visuais, Performance
Horário: 18h | Classificação etária: 14 anos
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade. Av. Dr. Heitor Penteado, 2145, Taquaral
Sinopse: “Ultrapassar o Vazio entre Lugares que Imaginamos Para nós”, de Harpya Satanara e Lino Calixto, é uma instalação em assemblagem atrelada à performance “Atravessando o Caminho D’elux” de Lino Calixto. Pinturas, desenhos, fotocolagens, pontes feitas com lajotas quebradas, grama, resíduos orgânicos e flores compõem a obra do que pode ser visto enquanto a conexão entre dois mundos em que se instauram quando conectam-se com os movimentos corporais e textuais do Ator Lino Calixto sobre a travessia. A performance abre a Semana de Arte Transviada e a Exposição de Artes Visuais e Fotografia, na cidade de Campinas.

Solo és Mãe
Angelíque Farnocchia
Categoria: Música
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade. Av. Dr. Heitor Penteado, 2145, Taquaral
Horário: 19h | Classificação etária: 14 anos
Sinopse: O que se perde com o tempo? Abandonando o conceito de escassez, oque se ganha com o tempo? Queremos estar em outro momento…em outro lugar, de uma outra forma? Se conectar com as raízes intocáveis que te seguram no solo, pode abrir caminhos para o passado, futuro… ou já que o conceito de tempo foi criado pelo ser humano… que os caminhos se abram para o agora!

Universo Nu
All Ice
Categoria: Música
Horário: 19h30 | Classificação etária: 14 anos
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade. Av. Dr. Heitor Penteado, 2145, Taquaral
Sinopse: All ice apresenta Universo Nu álbum que leva o ouvinte para uma experiência muito livre musicalmente falando. Descolonizando o fazer musical, colocando corpos transmasculinos e corpas pretas no topo da auto estima.

Orin Odara
Diameyka Odara
Categoria: Música
Horário: 20h | Classificação etária: 14 anos
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade. Av. Dr. Heitor Penteado, 2145, Taquaral
Sinopse: Orin Odara que em yoruba significa a beleza do canto, é um projeto que entende a beleza dos diversos tipos de manifestações musicais negras que não são aceitas pela sociedade por conta do racismo estrutural, levando ao público a conscientização do estado belo dessas artes. Por meio da observação a artista Diameyka Odara desenvolve um trabalho musical através de cantigas yorubá e canto afro brasileiro, misturando com as sonoridades instrumental de outros estilos também afro diaspóricos como o vogue beat, funk periférico, black soul norte americano e os mais variados estilos de samba. Diameyka levará todo esses conhecimentos ao público através de um show e performance cocriadas a partir de tecnologias negras e ancestrais.

09/08

“O Bebê de Tarlatana Rosa”
Rainha Kong
Categoria: Teatro
Horário: 20h | Classificação etária: 16 anos
Local: Sesc Campinas. Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim
Sinopse: Brasil. Belle Époque. O centro sendo varrido para o morro. Carnaval do Rio de Janeiro. Ah! E não há quem não saia no Carnaval disposto ao excesso. Heitor deu para andar pelo largo do Rocio e ia caminhando para os lados da secretaria do interior, quando viu, parado, o bebê de tarlatana rosa. Era ele! Era ele, o bebê de nariz postiço. Era ele, o bebê que não deveria estar ali, naquela hora com aquela máscara. Era ele, o bebê sem nariz. Era ele. Sentiu palpitar-lhe o coração. Sentiu um arrepio subir a espinha. Sentiu o apertar das calças. Parou.
O Bebê de Tarlatana Rosa celebra no mesmo tempo que vela, está em festa enquanto está de luto e gesta na hora que mata. Calcada nestes paradoxos, a peça teatral busca confluir o conto homônimo de João do Rio com as narrativas dus atorys no jogo da cena, a fim de se levantar uma discussão a respeito das questões de gênero e sexualidade.

10/08 e 11/08

“Eanna: Santuário Travesti”
Helena Agalenéa
Categoria: Teatro
Horário: 19h | Classificação etária: 14 ano
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade. Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral
Sinopse: “Eanna: Santuário Travesti” é uma peça feitiço, uma celebração de mitologias transviadas, que nos contam sobre a existência de corpos dissidentes desde, pelo menos, a Suméria Antiga. Em tempos de catástrofes climáticas e pandemias desestruturadoras, ainda conseguimos encontrar tempo para punir, perseguir, maldizer um corpo diferente do nosso. Em Eanna, invocamos a Deusa do amor para nos lembrar que só sobreviveremos aos próximos dilúvios quando, enfim, aprendermos a estar juntes, em comunidade. O Santuário Travesti une o corpo considerado profano ao sagrado, retomando os tempos antigos onde corpos dissidentes entoavam cânticos nos templos de Inanna, na Suméria, nos cultos de Cibele, na Anatolia, e na Casa de Afrodite, em Corinto. O Brasil de 2022 segue sendo o país que mais mata e mais consome pornografia de corpos trans. Pois então, lavemos o imaginário de morte e fetichismo para celebrar nossos corpos com vida, com honra, com tesão, com amor, em festa! Eanna Santuário Travesti nos lembra do ato simples e revolucionário, ingênuo e sábio, bobo e transformador de simplesmente amar. Se a segregação foi o que salvou a humanidade do dilúvio, agora só o que vai nos salvar é a união.

12/08

“Germino Pétalas no Asfalto”
Laboratório Cisco
Categoria: Cinema
Horário: 15h | Classificação etária: 10 anos
Local: Sesc Campinas. Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim
Sinopse: Quando Jack inicia seu processo de transição de gênero, o Brasil mergulha em uma onda de extremo conservadorismo. “Germino Pétalas no Asfalto” acompanha as transformações em sua vida e no país, atravessados por um governo de extrema direita e por uma pandemia devastadora. Através de um relato íntimo do cotidiano de Jack e seus amigos, vemos florescer uma rede de afeto e solidariedade que se constitui em meio a um contexto adverso.

“Vendo Sexo, Dou de Graça”
Helena Agalenéa
Categoria: Literatura
Horário: 20h | Classificação etária: 18 anos
Local: Sesc Campinas. Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim
Sinopse: “Vendo Sexo, Dou de Graça” é uma vivência erótico-literária, onde a atriz travesti lerá os contos de seu livro: “É também amor, amor” em voz alta. A leitura em voz alta é feitiço: deixar de ser objeto para tornar-se sujeita. Somos o país que mais mata travestis no mundo, e o país que mais consome pornografia sobre o corpo trans. No ato de falar em voz alta, compartilhando narrativas onde corpos trans são protagonistas de suas próprias histórias e amores, o intuito é seduzir e enfeitiçar o público a pensar novas narrativas para nossas corpas, com menos transfobia, fetichização e estigmatização; e vendo a humanidade complexa que existe em cada vivência transviada. E mais vontade do erótico sagrado e plural.
“É também amor, amor”, publicado pela Cartola Editora, acompanha cinco histórias diferentes, que têm em comum o fato de celebrarem formas plurais de se pensar o amor. Os cinco contos selecionados para esta publicação foram escritos entre 2015 e 2021, acompanhando o processo de transição de gênero da autora; sendo, portanto, um relato de uma (de tantas) transformação de um jovem e inexperiente autor gay, em uma autora travesti de quase trinta anos. Focando em protagonistas que fogem dos padrões binários de gênero e de sexualidade, o livro é um convite lascivo, erótico e provocador a se (re)pensar a afetividade. Para além de romance LGBT+ ou literatura erótica, a obra é um feitiço de abundância, afeto, uma semente que pretende semear em tempos tão difíceis, novas possibilidades de se pensar o amor.

13/08

“Transmasculinidades Ballroom”
Edan Mutatis
Categoria: Performance, Ballroom
Horário: 14h | Classificação etária: 14 anos
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade. Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral
Sinopse: Neste trabalho, Edan Mar fala sobre sua trajetória como transmasculino na cena Ballroom de São Paulo e como isso tem sido importante em sua história como trans, artista e imigrante no Brasil.

Se a Mar(é)
Marvena Ubuntu
Categoria: Performance, Ballroom
Horário: 14h30 | Classificação etária: 14 anos
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade. Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral
Sinopse: Se a mar(é)…
Performance com elementos das artes cênicas, narra a trajetória da afroalien Marvena, que de tantos mares que já passou entende que ser Mar é o que é necessário para seguir.

“Escorpiana”
Ákira Avalanx
Categoria: Performance, Ballroom
Horário: 15h30 | Classificação etária: 14 anos
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade. Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral
Sinopse: Escorpiana é uma performance que surgiu de forma online e vem sendo adaptada para a versão presencial. A performance conta a história de uma mulher trans / travesti através da dança, música e poema.

“Mini Ball Transviada”
Cena Ballroom
Categoria: Performance, Ballroom
Horário: 16h | Classificação etária: 14 anos
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade. Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral
Sinopse: A Mini Ball Transviada é um evento de celebração das vivências e corpas trans, em uma homenagem à ancestralidade da comunidade Ballroom. Contemplaremos o brilho, o glamour e a riqueza das performances estéticas e dançantes dessa grande comunidade artística. As categorias apresentadas ajudam a contar um pouco da história das pessoas trans na cena ballroom: Face, Runway e Vogue Femme.

DJ Set
“Majestade Babilônia”
Categoria: Música
Horário: 19h | Classificação etária: 16 anos
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade. Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral

“Dotadas Tour
Irmãs de Pau
Categoria: Música
Horário: 20h30 | Classificação etária: 16 anos
Sinopse: Irmãs de Pau é uma dupla musical composta pelas multi artistas Isma Almeida e Vita Pereira. A partir de influências e ritmos transpretos, sobretudo o funk, constroem e destroem as narrativas do que é ser travesti no Brasil. As artistas usam da música para expressar seus sentimentos, vivências e inquietações enquanto travestis negras da periferia.
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade. Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral

14/08

Oficina de Maquiagem Artística
Techno Trava
Categoria: Maquiagem
Horário: 14h | Classificação etária: 16 anos
Sinopse: Inspirada no processo artístico de FLOReSER, a artista, maquiadora e performer Ayanna Xavier irá conduzir uma oficina de maquiagem artística. A proposta é oferecer uma vivência onde os participantes aprenderão como construir uma maquiagem desde os seus fundamentos básicos até a criação de uma persona/personagem. Ao longo do processo, a artista irá convidar as pessoas a elaborarem histórias sobre essa persona/personagem, exercitando a criatividade a partir de elaborações coletivas.
Local: Sesc Campinas. Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim

Preço: Entrada gratuita mediante retirada de ingresso
Compre aqui
Rua Dom José I, 333 - Bonfim
Avenida Doutor Heitor Penteado, 2145 - Taquaral
Programe-se
24/01, 24/01, 12/04, 14/06, 05/08, 19/09, 08/11

Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas celebra 10ª edição com seis etapas em 2026

19/12 a 24/12

Com várias atrações, Polo Shopping Indaiatuba espera recorde de visitantes às vésperas do Natal

24/12 a 25/12

Quer fugir da cozinha? Veja restaurantes em Campinas que oferecem ceia de Natal

19/12 a 23/12

Padaria Sabor do Bem recebe encomendas para o Natal; renda fortalece ações sociais em Campinas

22/12 a 06/01

Abre e fecha: Veja como fica o funcionamento dos espaços culturais de Campinas entre o Natal e início de 2026

15/12 a 31/12

Restaurante Bonelli oferece ceias prontas para as festividades de Natal e Ano Novo

Atração fixa

Instituto Rubem Alves preserva legado do escritor e oferece visitação gratuita no Jardim Guanabara

17/11 a 31/12

Restaurante Abbraccio oferece menu especial de aperitivos e bebidas para confraternizações

12/12 a 24/12

Caravela da Lagoa do Taquaral recebe decoração natalina especial com espaço para fotos

20/12 a 23/12

Barbixas e concerto “Starlight” estão na programação pré-natalina do teatro do Iguatemi Campinas

15/01 a 08/02

“41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos” une tradição e tecnologia em Jundiaí

13/12 a 24/12

Boticário leva cabines fotográficas gratuitas aos shoppings Parque Dom Pedro e Iguatemi Campinas

10/12 a 30/12

Sesi Campinas Santos Dumont abre inscrições para o “Super Férias” de janeiro com jogos e brincadeiras

28/11 a 23/12

Vila do Papai Noel no Largo do Rosário funciona até 24 de dezembro

01/12 a 31/01

Projeto “Primeira Nota” abre inscrições para cursos gratuitos de música para crianças e adolescentes

06/12 a 10/02

Espaço cultural Fêmea Fábrica recebe exposição “Maenry, Tupinambá eu existo!” da artista Moara Tupinambá

06/12 a 28/12

Presépio mecânico da família Curcio se torna “Patrimônio cultural imaterial” de Campinas. Veja como visitar

03/12 a 24/12

“Feira Hippie de Natal” reúne mais de 100 expositores e vai até 24 de dezembro

03/12 a 23/12

Lagoa do Taquaral recebe a academia itinerante gratuita “Fit House” até 23 de dezembro

08/11 a 31/12

JundiaíShopping reúne atrações gratuitas para celebrar o Natal e traz promoções

04/12 a 21/03

Bistrô La Palette traz cardápio especial de verão assinado pelo chef Marcelo Pinheiro

28/11 a 24/12

“Natal Ypê 2025: Jardim de histórias” celebra 75 anos da empresa com entrada gratuita em Amparo

05/12 a 23/12

“A Vila Encantada de Noel” movimenta o centro histórico de Amparo com programação de Natal

31/12

Onde comemorar o Ano Novo? Confira nosso roteiro de festas para o Réveillon 2026 em Campinas e região

25/11 a 25/01

Pela primeira vez no Brasil, “Wicked – A Experiência” chega ao Iguatemi Campinas com entrada gratuita

15/11 a 31/12

“Natal do Presente” do Shopping Parque das Bandeiras traz decoração interativa e promoções com vários prêmios

13/11 a 11/01

Polo Shopping Indaiatuba traz decoração inspirada em parques e “Promoção de Natal” com 14 prêmios

23/11 a 24/12

Galleria Shopping inicia temporada natalina com cortejo e a chegada do Papai Noel em Campinas

09/11 a 10/01

Editora Ofícios Terrestres abre edital para publicação gratuita de romances inéditos

15/11 a 02/02

“Natal nas montanhas” de Monte Verde terá 60 atrações gratuitas e shows de Renato Teixeira e Thiago Iorc

23/05

“Um Baita Festival 2026” reúne grandes nomes do rock nacional em Campinas; ingressos à venda

09/11 a 24/12

Programação de Natal do Iguatemi Campinas tem árvore de 10 metros, trenzinho interativo, oficina de cartinhas e corais

07/02 a 27/02

Exposição “Depois da Voz do Brasil” propõe reflexão sobre “O Guarani” de Carlos Gomes e os povos indígenas brasileiros

26/11 a 26/04

Exposição “O Mundo Através da IA” no Sesc Campinas questiona a interação entre inteligência artificial e arte

08/11 a 15/01

Novo espaço cultural, “Foto Ponto” abre as portas em Campinas com exposição de Tadeu Bianconi

20/11 a 24/12

São Pedro traz programação de Natal inédita com decoração iluminada e presépio em tamanho realista

04/11 a 28/02

Exposição “Expressões Radicais” reúne pinturas de três artistas no ateliê da Fundação Síndrome de Down de Campinas

01/11 a 21/03

Exposição “Fábio Penteado: Pétalas e Estrelas” reinaugura galerias do Centro de Convivência Cultural de Campinas

29/10 a 31/01

Exposição no espaço cultural do Iguatemi Campinas reúne centenas de obras da galeria Urban Arts

24/01

Turnê “Ensaios da Anitta” está de volta à região de Campinas no pré-Carnaval 2026

04/10 a 12/02

60 anos da Unicamp e do Macc são celebrados com exposição “Nada como um dia depois de outro”

Atração fixa

Conheça os projetos de dança gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura em Campinas

Atração fixa

Museu de Esportes de Campinas reabre com inovações em tecnologia e inclusão

Atração fixa

Piscinas públicas de Campinas são reabertas; veja como acessar os espaços de lazer

Atração fixa

Após reforma, Aquário Municipal de Campinas reabre com peixes exóticos e conscientização ambiental

Atração fixa

Museu Interativo da Água agora recebe visitas também aos sábados; agendamento é obrigatório

20/12 a 31/12

Festas de fim de ano em Campinas: Royal Palm Hall terá ceias no Natal e Réveillon com Família Lima e Samuel Rosa

Atração fixa

Espaço de ferromodelismo promove visitas guiadas na Estação Cultura em Campinas

Atração fixa

Tesouros da África em Campinas: descubra o Espaço Arte

Atração fixa

Exposição gratuita “Campinas 100 Anos de Cinema” faz viagem pela história cinematográfica da cidade

Atração fixa

Museu da Bolsa do Brasil promove tour pelos edifícios que movem o mercado financeiro e a história econômica de SP

Atração fixa

City Tour em Holambra leva visitantes para um passeio por pontos turísticos da cidade e fazenda de flores

Atração fixa

Espaço Rabeca Cultural, em Sousas, sedia “Programa de Psicologia em Grupo para Adolescentes”

Atração fixa

Minicidade da Emdec transforma mobilidade urbana em diversão para as crianças

Atração fixa

Sanasa abre as portas para o público e vira opção de espaço de lazer em Campinas

Atração fixa

Academia Aquarius oferece hidroterapia, um processo de reabilitação mais prazeroso

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74