Foto - crédito: Kamá Ribeiro / divulgação
O Coletivo Cultural Comunitário Encruzilhada Estrela Dalva, que atua no Jardim Nilópolis, em Campinas, celebra a conquista do prestigiado Prêmio Candango de Literatura na categoria “Incentivo à Leitura”. O reconhecimento, obtido por iniciativas como o mensal “Sarau da Dalva” e a Biblioteca Estreloteca, será festejado com dois eventos abertos e gratuitos na comunidade: um sarau nesta quarta-feira (12) e a inauguração da nova sede da biblioteca no sábado (15).
Em sua segunda edição, o Prêmio Candango de Literatura contou com a participação de mais de três mil projetos de 18 países lusófonos, com resultados divulgados em Brasília no último dia 31 de outubro. A vitória do coletivo independente e voluntário de Campinas é vista como um incentivo significativo para ampliar o acesso à leitura e à cultura, não só na cidade, mas como exemplo para outras iniciativas no país e no mundo.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
Sabrina Sanfelice, uma das coordenadoras do projeto, ressalta que o reconhecimento é um incentivo ao trabalho de mais de uma década. A Biblioteca Comunitária Estreloteca nasceu em 2014, junto com o “Sarau da Dalva”, e foi formada com a doação de aproximadamente 700 livros. Desde então, o coletivo buscava um local para ampliar seu espaço de resistência cultural no bairro.
A inauguração da nova sede, localizada em uma casa simples na Rua Ana Arruda de Camargo, contará com uma grande festa popular. A programação de sábado (15), a partir das 14h, inclui a participação do “Bloco do Circo”, da Folia de Reis “São José Operário”, do grupo “Bayaorá Kuruiá de Dança” (formado por estudantes indígenas da Unicamp) e da artista Andrea Mendes.
O “Sarau da Dalva”, criado pelo escritor Rafa Carvalho, que cresceu na comunidade, nasceu do sonho de facilitar o acesso à leitura e incentivar os moradores a contar suas próprias histórias. Ao longo dos 11 anos de saraus, o projeto revelou talentos locais, lançou diversos livros e chegou a realizar edições conjuntas com comunidades na Itália e Tunísia, contando também com uma versão infantil, o “Sarau da Dalvinha”.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74