Foto - crédito: Neander Heringer / divulgação
A Sala dos Toninhos realiza neste sábado, 11 de Outubro, a segunda edição do projeto “Samba da Toninhos – Ziriguidum e Memória”. O evento, com entrada gratuita, começa a partir das 15h e contará com a apresentação do Grupo Casa Caiada e a participação especial da cantora Juliana Alves, em um encontro que celebra a memória e a resistência do samba campineiro.
O projeto, que promete ser mensal, tem seu terreiro no limite entre o Centro e a Vila Industrial – território simbólico e berço do samba da cidade. A iniciativa busca ressignificar a história da Vila e do espaço cultural Sala dos Toninhos, transformando a memória em canto e a resistência em alegria, honrando mestras, mestres e bambas do samba, protagonistas de ontem e de hoje.
👉 Mais música? Acesse nossa programação cultural.
Conduzido e animado pelo Grupo Casa Caiada, o “Samba da Toninhos” é uma criação da Rede Usina Geradora e do Ponto de Cultura Nina, e pretende promover o encontro entre as pessoas e evidenciar os patrimônios imateriais e materiais. O objetivo é incentivar o acesso e a frequência aos bens públicos, reativando e aproximando os valores de sua manutenção e do convívio, em um ambiente alegre e com samba de responsa.
O Grupo Casa Caiada, formado pelos irmãos Sotil, nasceu das rodas de samba de quintal em Campinas. Referência regional, o grupo traz o samba como energia, memória e resistência cultural, misturando sambas de breque, ritmos sincopados e composições autorais. Com um disco lançado, já levou o samba campineiro a palcos internacionais, incluindo uma apresentação em Angola.
A cantora Juliana Alves tem vasta experiência na cena musical. Iniciou a carreira em banda de baile, migrou para o Soul Music e se consolidou no samba, onde é reconhecida pelo seu potencial vocal, interpretando grandes nomes como Alcione e Beth Carvalho. A convite do Casa Caiada, Juliana realiza shows com o grupo e agora participará do “ziriguidum” na Sala dos Toninhos.
A iniciativa é uma produção que se originou do saudoso Samba da Vila (projeto que circulou bares da Vila Industrial entre 2016/2017) e agora encontrou seu ponto de parada oficial no terreiro da Sala dos Toninhos.
O evento também trará a gastronomia, a tradição e a arte brasileira, num espaço de convívio, cultura e lazer no cenário histórico da Sala dos Toninhos. A produção conta com a parceria do Ponto de Cultura Nina e da Rede Usina Geradora, e é financiada pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas – Espaços Artísticos, do Ministério da Cultura, com apoio institucional da Secretaria de Cultura de Campinas.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74