Foto - crédito: João Arruda - divulgação
Uma celebração da sabedoria e do encantamento da cultura popular brasileira chega ao Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo no dia 26 de outubro, domingo. A “Roda de Mestres” reunirá os cantadores Sinhá Rosária, Tião Mineiro e Tia Anninha em um encontro festivo com entrada gratuita.
O evento é um descontraído encontro entre experientes vozes da cultura popular e jovens artistas e pesquisadores. O time de mestres se junta aos músicos João Arruda (cordas), Yandara Pimentel (percussão) e Esther Alves (flauta e sanfona) para celebrar a união entre a sabedoria do mais velho e a inquietude do mais novo, segundo destaca o idealizador do projeto, João Arruda.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
Cada um dos cantadores traz a riqueza de sua origem e tradição musical: Sinhá Rosária revive a alegria do samba de bumbo e do lenço paulista, enquanto Tião Mineiro interpreta giros de folias de reis e modas de viola caipira. Tia Anninha, com sua voz marcante, compartilha a riqueza do jongo, do samba e de outros gêneros.
Com sua arte, eles partilham sabedoria e espalham a “mais leve alegria anciã”, define Arruda. A apresentação também presta uma homenagem póstuma ao compositor, poeta, ator e contador de histórias João Bá, falecido em 2019, que por muitos anos fez parte da roda.
O projeto “Roda de Mestres” é viabilizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), em uma realização que conta com apoio da Prefeitura de Campinas, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Sinhá Rosária, 90 anos, é cantora e compositora popular de Campinas. Cofundadora do grupo “Urucungos, Puítas e Quijengues”, criado por Raquel Trindade, ela preserva e divulga cantos, ritmos e danças do samba de bumbo campineiro, samba de lenço rural paulista, jongo, coco, maracatu, samba de roda, entre outros. Em 2015, lançou o CD “Eu sou Sinhá”, sob direção musical de João Arruda, celebrando seus 80 anos. Seu canto convida a serenar, a ouvir o chamado das boas madrugadas e a sambar no terreiro com a força da alegria e da amizade.
Tião Mineiro, 78 anos, é violeiro, cantor, compositor e mestre embaixador de folia de reis da Companhia de Reis “Azes do Brasil”, formada há mais de 20 anos em Campinas. Nascido em Boa Esperança, MG, ele aprendeu as tradições da cultura caipira com seu pai e, em 2009, foi escolhido pelo Ministério da Cultura como Mestre Griô de Campinas, guardião das tradições. Lançou o CD “Acordar com os passarinhos” em 2013, gravado e dirigido por João Arruda.
Anna da Silva Amaral (Tia Anninha), 93 anos, é uma mulher negra nascida em Itajubá – MG, e atualmente mora em Itapevi, na Grande São Paulo. Sua voz, versátil, foi registrada recentemente em um álbum com canções de Noel Rosa, Luiz Gonzaga, Jean Garfunkel, Tia Dita, entre outros. Ela participa ativamente das comunidades jongueiras de Piquete/SP e de Embu das Artes/SP, mantendo vivas as tradições de tambores e fogueiras.
João Arruda, 39 anos, entra em cena munido de violas, violão e percussão. Com sua peculiar descontração, o jovem músico convida a um passeio pelas águas que formam estes três grandes rios, costurando o repertório que concentra e revisita várias das mais ricas tradições da cultura popular do Brasil.
Esther Alves, 37 anos, atua como professora e intérprete, transitando entre os universos da música erudita e popular. Atualmente, integra os grupos Cantavento, Orquestra de Choro Campineira e Duo Flor de Maracujá. É flautista convidada na OSU (Orquestra Sinfônica da Unicamp) e estuda com mestres da flauta e sanfona brasileiras, como Toninho Carrasqueira e Cicinho Silva.
Yandara Pimentel, 35 anos, atua profissionalmente como percussionista há cerca de 12 anos, investigando principalmente as culturas da diáspora nas Américas e suas musicalidades, danças e expressões vocais. No Brasil, teve encontros com mestres do Cavalo Marinho, Maracatu Nação, Bumba-meu-boi, Jongo, Samba de Côco, entre outros, participando de festas e festivais no Brasil e na América Latina.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74