Foto - crédito: arquivo pessoal / divulgação
O Café Filosófico CPFL recebe neste mês de novembro de 2025 dois encontros que prometem reflexão profunda sobre as transformações contemporâneas e a formação do “eu” no módulo “O espírito do nosso tempo e as crises de identidade”, sob curadoria do psicólogo Rossandro Klinjey. Os eventos, com entrada gratuita, ocorrem na sede do Instituto CPFL, em Campinas, e contam com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Nesta quinta-feira (13), o empresário Ricardo Guimarães apresenta a palestra “Identidade frágil: a negação do conflito e a atrofia da negociação”. Guimarães discutirá como uma cultura baseada na obediência e na negação do conflito enfraqueceu nossa capacidade de formar identidades sólidas e de negociar, propondo uma reflexão sobre a importância de reconhecer o conflito para o desenvolvimento individual e coletivo.
👉 Mais educação? Acesse nossa agenda de eventos de educação.
Encerrando o módulo e o ano do “Café” excepcionalmente na terça-feira (18), o engenheiro Sílvio Meira traz o tema “Tecnologias da identidade: o self digital e o vazio existencial”. Meira analisará como a busca constante por validação nas redes digitais molda identidades frágeis e amplia sensações de inadequação, convidando o público a refletir sobre os limites entre a persona digital e a identidade real em um mundo mediado por algoritmos e aparências.
Ricardo Guimarães é fundador da Thymus Upframing, pioneira em consultoria de identidade e gestão de ativos intangíveis, com clientes renomados como Natura, Banco Real, Vivo e Grupo Globo. Coautor de obras como “Gestão Integrada de Ativos Intangíveis” e palestrante em eventos como TEDTalk e Rio2C, ele oferece uma visão crítica e otimista sobre as transformações sociais.
Sílvio Meira é engenheiro eletrônico (ITA), mestre em computação (UFPE) e doutor pela University of Kent. Professor titular da UFPE e pesquisador da Universidade Harvard, Meira é referência em inovação, tecnologia e transformação digital, sendo um dos idealizadores do Porto Digital e fundador do C.E.S.A.R.
Programação:
13/11
19h00 – “Identidade frágil: a negação do conflito e a atrofia da negociação”, com Ricardo Guimarães
18/11
19h00 – “Tecnologias da identidade: o self digital e o vazio existencial”, com Silvio Meira
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74