A psicóloga clínica Ana Castro estreia na literatura com o livro “Contos de uma Mulher Qualquer”, publicado pela editora M.inimalismos. O evento de lançamento ocorre no dia 17 de janeiro de 2026, das 14h às 16h, na Livraria Pontes, no Centro de Campinas. A programação contará com uma roda de conversa sobre o processo criativo e os temas abordados na obra, que exploram a realidade de mulheres comuns sob a ótica da ficção.
Com 48 páginas, a obra realiza um mergulho visceral nas relações humanas, abordando temas complexos como maternidade, amor, violência, abusos e silenciamentos. A autora busca retratar, por meio de uma escrita autêntica, as experiências multifacetadas da mulher moderna em suas diversas esferas sociais e profissionais.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
Ana Castro, nascida na capital paulista e radicada em Campinas, transpõe para as páginas sua experiência profissional e engajamento em discussões de gênero. A sua produção literária é influenciada por participações em clubes como Capitolinas e Mulheres que Leem Mulheres (MQLM), além de referências a grandes nomes como Clarice Lispector, Hilda Hilst e Lygia Fagundes Telles.
O livro apresenta-se como uma reflexão artística sobre as vivências femininas contemporâneas, unindo o olhar da psicanálise à arte da escrita. Em um dos trechos da obra, a autora questiona: “Em qual laboratório eu vou para saber se todas as humilhações que eu passei valeram a pena? Que médico eu procuro? Para saber se um soco na minha cara resultaria em menos osso e mais verdade?”.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74