O poeta campineiro Diego Pansani irá realizar o lançamento de seu novo livro, “Nenhuma Poesia”, nesta quinta-feira, 14 de novembro, às 19h, na Confraria Empório Bar, em Barão Geraldo. No mesmo dia, antes do lançamento oficial, Diego organiza uma leitura pública do livro, das 9h30 às 11h30, na Biblioteca Pública Municipal professor Ernesto Manoel Zink, no Centro de Campinas.
Editado pela 7Letras e contemplado pelo PROAC – Programa de ação cultural do Estado de São Paulo, “Nenhuma Poesia” tem a capa ilustrada por Vitor Pansani, irmão de Diego, foto de Raphaela Fonseca e apresentação do poeta Heitor Ferraz Mello.
Autor de “O amador”, lançado em 2018 pela editora Urutau, Diego aponta diferenças significativas entre “Nenhuma Poesia” e o seu livro de estreia. “’O amador’ é resultado de um compilado de poemas que me acompanhavam há muito tempo e, de repente, viraram um livro. Nenhuma poesia já é fruto de um projeto mais encorpado, que faz uso de procedimentos menos tradicionais, colagem, recorte, apropriações, o que nas artes plásticas ficou conhecido como ready made, e versa bastante sobre o momento político nacional, minhas reflexões e interações com o país”, complementa Diego.
Dividido em 11 partes, o livro possui alguns eixos temáticos mais notáveis, como tecnologia, política, humor, e metalinguagem, inclusive problematizando o pastiche, a paródia e a apropriação. Além disso, faz uso da concisão, da rima, do soneto, do verso livre, do ritmo, da musicalidade e de diversos recursos poéticos para compor uma obra genuína e potente. Nenhuma poesia tem 150 páginas.
Como contrapartida social ao Proac, 250 livros serão doados às escolas e bibliotecas públicas de Campinas e região. O poeta já realizou leituras, oficinas, debates em escolas públicas e espera ampliar o alcance da obra com a doação dos exemplares: “Levar a poesia para o maior número possível de pessoas sempre é uma grande alegria. Adoro fazer a leitura em escolas, e estou sempre à disposição para falar sobre poesia, sobre novas poesias, porque ao ampliarmos a noção de poesia, ampliamos, iluminamos também a nossa vida, essa dança entre a intimidade e a vida coletiva”, finaliza Diego Pansani.
Lançamento do livro “Nenhuma Poesia”
Local: Confraria Empório Bar. Rua José Martins, 503 – Barão Geraldo
Foto – crédito: divulgação
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74