Foto - crédito: Stephanie Lauria / divulgação
Após uma temporada de circulação por diversas cidades do país, o grupo Os Geraldos — com 17 anos de trajetória em Campinas — retorna à sua sede para apresentar o espetáculo “Parará – Um Reino pela Música”. A apresentação única e gratuita acontecerá no Teatro de Arte e Ofício (TAO), um espaço com mais de 40 anos de história dedicado à formação e difusão das artes cênicas na cidade.
O espetáculo, de classificação etária livre, conta com um elenco de 11 atores que executa ao vivo uma trilha sonora vibrante e inspirada em ritmos brasileiros como samba, maracatu e baião.
Com direção de Douglas Novais e dramaturgia e direção musical de Everton Gennari, o espetáculo estreou no final de 2023 e já foi apresentado em 12 cidades do estado de São Paulo, além de ter integrado o Circuito Sesc de Artes 2024, alcançando um público estimado em mais de 5 mil pessoas. A peça narra a história de uma pequena princesa que, ao proibir a música em seu reino, mergulha todos em tristeza. Arrependida, ela busca ajuda na vila encantada de Parará e redescobre o poder da melodia por meio de notas inspiradas nos pássaros brasileiros.
👉 Mais teatro? Acesse nossa programação cultural.
O espetáculo combina estímulos visuais, sonoros e emocionais, intensificados por um cuidadoso desenho de luz que amplifica a experiência multissensorial e imersiva. As performances vibrantes, junto com o coro — inspirado no teatro grego e nas danças dramáticas brasileiras —, reforçam o poder coletivo e o impacto emocional da narrativa. Além de celebrar a cultura brasileira, a peça aborda a sustentabilidade, conectando-se com públicos de todas as idades ao oferecer uma experiência transformadora e universal.
Com 17 anos de trajetória, o grupo Os Geraldos articula teatro popular, pesquisa acadêmica e gestão cultural. Com dez peças no repertório, o coletivo já circulou por mais de 100 cidades brasileiras, 14 estados e 10 países, recebendo 44 prêmios em festivais nacionais e internacionais. O grupo é referência na formação de artistas, administrando o TAO – Teatro de Arte e Ofício, onde realiza projetos como o Curso de Formação de Atores e a Incubadora de Grupos Artísticos.
Douglas Novais, diretor do espetáculo, também é ator, pesquisador e professor de teatro, com doutorado em Artes Cênicas pela Unicamp. Ator e coordenador do grupo Os Geraldos, esta é a primeira vez que Douglas assina a direção de um espetáculo do coletivo.
Já a autoria da maioria das músicas, a direção musical e a regência em cena são de Everton Gennari. Ator e cantor, ele é diretor musical dos espetáculos “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico” e “Ubu Rei”, além de assinar a direção musical e a dramaturgia de “Parará – Um Reino pela Música”.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74