Foto - crédito: Coraci Ruiz
O Espaço Núcleo Cupinzeiro, em Campinas, celebra seus 10 anos de atividades com o lançamento do Edital “Oficina Vozes Sábias – a importância das mulheres para a construção do samba”. A iniciativa, viabilizada pelo edital PNAB (Aldir Blanc), busca selecionar 15 mulheres para uma imersão gratuita e aprofundada de 10 meses em prática vocal, pesquisa de repertório e criação de um show aberto ao público.
A oficina será conduzida pela cantora e cofundadora do Espaço Núcleo Cupinzeiro, Anabela Leandro. A seleção é exclusiva para mulheres, priorizando autodeclaradas pretas ou pardas, pessoas LGBTQIA+, indígenas e periféricas, refletindo o objetivo do núcleo de se tornar um território artístico cada vez mais inclusivo e diverso. O edital para as interessadas em se candidatar está disponível para preenchimento online.
Durante a formação de 10 meses, as participantes contarão com o acompanhamento dos músicos do Núcleo Cupinzeiro. O processo culminará com a criação e apresentação do “Show Vozes Sábias”, que integrará o eixo de Difusão da programação completa de 10 anos do Espaço.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
Paralelamente ao edital, a programação completa de 10 meses, intitulada “Espaço Núcleo Cupinzeiro – Dez anos de música, conexões e diálogos: a Arte como prática de bem viver”, terá sua abertura oficial no dia 25 de outubro, às 20h, com o show “X” da cantora, percussionista e atriz Xeina Barros.
Ao todo, o projeto oferece 14 atividades em três eixos temáticos (Formação, Difusão e Intercâmbio/Intervenções/Parcerias), com a maior parte delas gratuita. Além da oficina “Vozes Sábias”, o eixo de Formação ainda contará com “Cantos Ancestrais de Trabalho” com Cacique Pawanã Kariri-Xocó (Alagoas), Oficina de Jongo, com Alessandra Ribeiro e Jongo Dito Ribeiro (Campinas), Oficina de percussão com Xeina Barros (SP) e Oficina de pandeiro com Roberto Amaral (Campinas). As datas e inscrições para essas oficinas serão divulgadas posteriormente no perfil oficial do Espaço.
Como forma de ingresso em diversas atividades, o Núcleo fará arrecadações de alimentos, destinadas às 40 famílias do projeto Ação Contra a Fome do Espaço, e de absorventes menstruais, que serão doadas às mulheres da Penitenciária Feminina de Campinas, em parceria com as Promotoras Legais Populares.
O Espaço Núcleo Cupinzeiro nasceu como parte do trabalho do Núcleo Cupinzeiro, que há 24 anos se dedica à pesquisa e criação musical em Campinas. Após anos de trabalho itinerante, o Núcleo construiu sua sede em 2015, na Vila Santa Isabel, no terreno de seus integrantes Anabela Leandro e Eduardo Conegundes. O local, com 100m² de área útil e capacidade para 120 pessoas, busca traçar diálogos com a tradição e criar um Território Artístico na cidade.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74