Foto - crédito: Tadeu Bianconi, divulgação
Campinas passa a ter neste sábado, 8 de novembro de 2025, um novo ambiente dedicado à arte da fotografia: o espaço cultural Foto Ponto. A inauguração acontece às 14h e será marcada pela abertura da exposição “Cidades (In)visíveis”, com obras do fotógrafo e artista visual Tadeu Bianconi.
O local, que fica na rua General Osório, 1631, em frente ao Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, nasce com o propósito de ser um ponto de encontro e fomento para fotógrafos e interessados na arte. A iniciativa é fruto de conversas e projetos entre a fotógrafa Suzana Barretto, idealizadora da galeria, e Ricardo Lima, criador e realizador do Festival Hercule Florence, em cuja 15ª edição a mostra de abertura se insere.
👉 Mais Cultura? Acesse nossa programação.
Os idealizadores ressaltam a importância de um espaço como o Foto Ponto na cidade, devido à tradição da área, já que a fotografia foi inventada por Hercule Florence em Campinas, no ano de 1833. A proposta é promover encontros, exposições e ciclos de filmes com a temática fotográfica para fomentar essa tradição.
A mostra inaugural, “Cidades (In)visíveis”, apresenta 44 imagens em preto e branco do fotógrafo capixaba Tadeu Bianconi, com curadoria de Gabriel Lordello. As obras, produzidas ao longo de mais de 30 anos, retratam diversas cidades do mundo e estabelecem um diálogo com o romance pós-moderno do escritor Ítalo Calvino, que intitula a exposição. As fotografias de Bianconi, que trabalhou nos principais jornais e revistas do país, abrangem desde a fotografia de rua até a abstrata, evidenciando seu estilo próprio e visão única do mundo.
Simultaneamente, na área externa do Foto Ponto, o público poderá conferir a mostra “Entre rios e mares”, das fotógrafas Gisele Bertinato e Regina Rocha Pitta. Este trabalho reúne registros de viagens individuais das artistas, unidas pela temática comum da interação e da necessidade humana em relação à água.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74