Foto - crédito: Nu Olhar, divulgação
O curta-documentário “Nosso Desencontro”, mais nova produção da NuOlhar Filmes, terá sua primeira exibição aberta ao público no dia 10 de dezembro de 2025, às 19h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas. Com entrada gratuita e classificação livre, o filme aborda um tema de baixa visibilidade no debate público: a separação de irmãos em processos de adoção e os impactos dessa ruptura, que se estendem pela vida adulta. O endereço para assistir à estreia é a Rua Regente Feijó, 859, Centro.
O documentário acompanha a história de Rosemar Guimarães de Souza, que foi separada de dois irmãos biológicos quando ainda viviam em um abrigo. Quatro décadas depois, Rose tenta localizar Reginaldo e Rodrigo, em uma busca que é também uma tentativa de resgatar a própria biografia, em meio à saudade, memórias e dores da infância. A equipe da NuOlhar pesquisa o tema e acompanha a protagonista há sete anos, revelando como a reconstrução do passado ainda encontra barreiras institucionais.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
Para a produção, foram ouvidos especialistas sobre as diferenças entre os procedimentos de adoção antes e depois da existência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O projeto foi realizado com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo e teve uma pré-estreia voltada a profissionais que atuam com políticas públicas e com os direitos da Infância e Juventude de Campinas.
O trabalho expõe dados como o levantamento do Tribunal de Justiça que mostra que mais de 60% das crianças destituídas da família de origem e aptas à adoção no Brasil têm irmãos, mas a maioria dos pretendentes busca apenas uma única criança, geralmente com até dois anos de idade.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74