Foto - crédito: Marcelo Duarte / divulgação
O aclamado trabalho musical de Toquinho para o universo infantil, “Casa de Brinquedos” foi transformado em um espetáculo musical e terá uma única apresentação em Campinas, no teatro do Centro de Convivência Cultural, dia 19 de outubro de 2025, domingo, às 16h. Será o primeiro espetáculo do espaço após a inauguração oficial em julho.
O show, que conta com músicas de Toquinho e Mutinho, tem texto e direção de Carla Candiotto (vencedora dos prêmios APCA e Coca-Cola Femsa), com montagem da Script Produções, que busca inspiração na origem de cada brinquedo. Toquinho e Mutinho compuseram 10 músicas, cada uma dedicada a um dos 10 brinquedos, e o espetáculo traz sete dessas canções para o palco, como “Aquarela”, “O Caderno”, “A Bailarina” e “O Robô”.
👉 Mais teatro? Acesse nossa programação cultural.
Com 60 minutos de duração e classificação indicativa livre, o texto do espetáculo foi criado pela diretora durante os ensaios. A montagem tem o estilo característico de Carla Candiotto, com rápidas movimentações em cena, corre-corre, luta e bordões que marcam cada personagem. Divertida e atual, a peça dosa texto e música.
A linguagem do rap e brincadeiras como “quente e frio” são utilizadas para criar uma identificação imediata com o universo infantil. A proposta do musical é estimular a criatividade, passando a importância e o significado da alma de cada brinquedo de forma irreverente e divertida.
A ficha técnica da montagem é extensa, contando com nomes como Kleber Montanheiro (cenário e figurino), Beto Alencar (coreografia), Wagner Freire (iluminação) e Daniel Rocha e Daniel Tauszig (direção musical e arranjos vocais). No palco, o elenco é composto por Pedro Arrais e Bruno Sigrist (Menino), Carolina Amaral (Bicicleta), Igor Miranda (Robô), Gabriel Ebling (Macaco), Carolina Rocha (Bola), Bel Nobre (Bailarina) e Edu Leão (Urso).
A obra de Toquinho dedicada às crianças é vasta e de grande importância. Seu trabalho para o público infantil começou na década de 1980, quando musicou poemas do livro “Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes, resultando nos discos “Arca de Noé 1” e “Arca de Noé 2” (1980 e 1981). Em “Casa de Brinquedos”, os brinquedos ganham vida e personagens, sendo interpretados por grandes artistas, como Simone (A Bicicleta), Tom Zé (O Robô), e o próprio Toquinho (O Aviãozinho). Chico Buarque, Paulinho Boca de Cantor, Carlinhos Vergueiro, Baby Consuelo, Cláudio Nucci e Roupa Nova também participaram da gravação original.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74