Foto - crédito: Léia Simioni / divulgação
O palco do Teatro Castro Mendes será tomado pela energia e pelo talento de 148 crianças e adolescentes atendidos pelo Grupo Primavera no musical “A Cuca Vem Pegar”. Com apresentações nesta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24 de outubro de 2025, em sessões para escolas públicas durante o dia e às 20h aberto ao público em geral, o espetáculo utiliza habilidades em dança, canto, teatro, música, circo, sapateado e até robótica para transformar a lenda da Cuca em um show que celebra a arte, a convivência e a inclusão.
Inspirado na conhecida lenda brasileira, o musical propõe uma reflexão atual sobre a convivência em meio às diferenças, valorizando a amizade e o respeito às individualidades. A trama se concentra na história de adolescentes “nerds” e outros mais preocupados com a aparência, entrelaçando as diversas singularidades dos jovens do Grupo Primavera em uma narrativa central que culmina em um final feliz e inspirador. O espetáculo é considerado apropriado para todas as idades, apesar de ter crianças e adolescentes como protagonistas.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
Sandra Ciocci, responsável pelo texto e pela direção, detalha que a construção do espetáculo foi repleta de desafios, principalmente pela necessidade de unir o elenco que frequenta a instituição em turnos distintos. “Trabalhamos com grupos separados, mas era essencial construir uma unidade, conectando os temas abordados à realidade deles,” explica. Para garantir a coesão, os ensaios gerais com todo o elenco foram realizados ao longo de outubro, consolidando a integração e a força coletiva que dão vida ao show.
O Grupo Primavera estendeu o convite ao palco para o grupo de sapateado da Associação Beneficente Campineira (ABC), que participa com 28 crianças.
Complementando a experiência no teatro, o saguão do Castro Mendes abrigará a exposição “A Luz dos Vagalumes: a arte que acende o mundo”. A mostra traz vídeos das obras realizadas pelas crianças e adolescentes do Núcleo de Artes Visuais do Primavera. Os vídeos, criados a partir das atividades conduzidas pelo artista e educador social Daniel Barone, apresentam fragmentos de cor e gestos em diferentes tipos de suportes e materiais. Barone utilizou também a Inteligência Artificial para animar alguns dos trabalhos produzidos.
O espetáculo foi viabilizado pela Lei Rouanet e o projeto “Arte e Cultura 2025” do Grupo Primavera conta com o patrocínio de grandes empresas como Bosch, Unimed Campinas, World Wide Technology e DHL. O escopo do projeto contempla, ao longo do ano, uma série de oficinas que abrangem arte contemporânea, hip hop, musicalização, fotografia, literatura, canto coral, teatro, circo, artes digitais, artes visuais e robótica.
Com 44 anos de existência, o Grupo Primavera já atendeu mais de 12 mil pessoas através de seus programas de educação complementar, cultural e profissional. A instituição, fundada em 1981, atende crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos, com o objetivo de reduzir os riscos sociais e capacitá-los para se tornarem cidadãos ativos. O ingresso segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a exigência de estarem matriculados na rede pública de ensino. O trabalho da instituição visa transmitir conteúdos pedagógicos inovadores e princípios relevantes como pontualidade, respeito, participação, colaboração, organização, disciplina, iniciativa e empreendedorismo.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74