A Orquestra Sinfônica de Campinas traz um programa especial para os concertos deste fim de semana, 20 e 21 de outubro, no teatro Castro Mendes. Sob a regência do seu diretor artístico e regente titular Victor Hugo Toro, a orquestra recebe o trompetista espanhol Ruben Simeó Gijón, que apresentará, em estreia brasileira, o “Concerto para trompete e orquestra n° 2”, de Arturo Sandoval e uma série de virtuosos e brilhantes arranjos para seu instrumento, tais como o segundo movimento do famoso “Concierto de Aranjuez” de Joaquin Rodrigo, “My Way” (François/Revaux), “Carnaval de Venecia” (Arban) e “La Virgen de la Macarena” (Kofe). Do maior compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos, a Sinfônica apresenta também o poema sinfônico ”Uirapurú” e a famosa “Bachianas brasileiras n° 4”.
“Uirapuru” é das primeiras obras-primas de Villa-Lobos. A partitura retrata o ambiente da selva brasileira e seus habitantes naturais, os índios, com uma impressionante riqueza de detalhes.
“Bachianas brasileiras” é uma série de nove composições de Heitor Villa-Lobos. Nesse conjunto, escrito para formações diversas, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro (em especial a música caipira) às formas pré-clássicas no estilo de Bach, procurando construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo de Bach. As Bachianas brasileiras n° 4 foi composta para piano a partir de 1930, mas estreada somente em 1939, tendo sido orquestrada em 1942.
Arturo Sandoval é uma autêntica lenda da música latina e uma referência mundial no Jazz. Trompetista e pianista, começou a estudar o trompete aos 12 anos de idade. Foi cofundador do grupo “Irakere” e a partir de 1981 iniciou a sua carreira solo. Foi um protegido do lendário mestre do jazz Dizzy Gillespie e ganhou 10 prêmios Grammy, seis prêmios Billboard e um prêmio Emmy. Seu concerto para trompete n° 2 foi estreado na República Checa em 2016 e desde então forma parte do repertório habitual dos grandes trompetistas do mundo.
Músico convidado
Rubén Simeó nasceu em Vigo (Espanha) e desde criança demonstra faculdades excepcionais no trompete. Desde os 8 anos ganha grandes prêmios em concursos internacionais. Em 2005, recebeu o “Prêmio Europeio da Cultura” como reconhecimento à sua brilhante carreira. Atualmente é concertista em trompete, atividade que alterna com a de professor no conservatório de Plasencia e masterclasses em vários países.
Programa didático na sexta
“Um concerto muito especial com música de Heitor Villa-Lobos” é o tema do programa didático que a Sinfônica de Campinas desenvolve na sexta-feira (19), com alunos de escolas públicas e particulares da cidade e convidados. A atividade ocorre das 9h às 10h30, também no Castro Mendes.
Participam do evento um grupo de 370 alunos, sendo 60 crianças, da escola Maple Bear; 270 alunos e professora do Instituto Integral; 40 alunos da EMEF “Júlio de Mesquita”, e cerca de 400 convidados.
Trata-se de uma experiência didática em que as crianças aprendem sobre os instrumentos (de corda, de madeira, de metal e percussão) e sobre os compositores clássicos, como Heitor Villa-Lobos, com a obra “Uirapurú”, Arturo Sandoval, entre outros.
A série de concertos didáticos ocorre pelo menos uma vez por ano e é direcionada especialmente às crianças e jovens do Ensino Fundamental. Pelo programa, desenvolvido pelas secretarias de Cultura e de Educação, as escolas são convidadas a levar os alunos ao teatro Castro Mendes, para acompanharem um concerto no ambiente da orquestra.
Fonte: assessoria de imprensa
Foto: crédito – site Prefeitura Campinas (divulgação)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74