A Rabeca Cultural, em Sousas, recebe o cantor e compositor Marcílio Menezes, que apresenta o espetáculo “Bahia Minas” neste sábado, 28 de setembro, às 20h30. Em uma homenagem à extinta estrada de ferro Bahia Minas, o cantor mineiro, interpreta canções já consagradas dos grandes nomes da MPB: Milton Nascimento, Caetano Veloso, Dory Caymmi, Gilberto Gil, Adoniran Barbosa, Boca Livre e algumas de suas composições.
O artista é mineiro de Teófilo Otoni, situada no nordeste de Minas Gerais, Vale do Mucuri, onde desde pequeno aprendeu a cantar e tocar violão com sua mãe e a ouvir o apito do trem da extinta estrada de ferro Bahia Minas que passava no fundo da casa de seus avós.
É esse universo interiorano rodeado de montanhas, imigrantes, índios e quilombolas que o compositor e cantor traduz com o seu sotaque mineiro o costume e o canto majestoso do povo daquele lugar.
O espetáculo tem toda uma versão temática no repertório. Músicas que falam dos encontros e despedidas nas estações (Milton Nascimento) das cidadezinhas mineiras, canções que vão margeando o Rio Mucuri, onde se fixaram várias etnias culturais devido a construção da estrada de ferro, até chegar ao sul da Bahia no seu ponto final em Ponta de Areia.
Destaca-se também a primeira locomotiva, Maria Fumaça, que trafegou por aquelas bandas no ano de 1883, apelidada pelos índios daquela região de Pochixá, que significa forte, valente. É com esse propósito que o “Trenzinho Caipira” (Villa Lobos) vai viajando pelo interior poético do menino mineiro, resgatando o que restou da velha estrada de ferro onde ainda se conta lindas histórias.
Show “Bahia Minas”- Marcílio Menezes
Mais informações e ingressos antecipados: (19) 99720-6186
Foto-crédito: divulgação
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74