Foto - crédito: Firmino Piton / Prefeitura de Campinas, divulgação
O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) será o palco do “1º Festival de Cinelivros Rama e Acho Imagens” nos dias 30 e 31 de outubro. O evento traz uma proposta inovadora ao reunir uma seleção de 23 cinelivros autorais que buscam expandir as possibilidades narrativas dos fotolivros, transformando obras impressas em experiências imersivas por meio de instalações de projeção.
Nos dois dias do festival, o público poderá assistir a sessões de projeção dos filmes na Sala Glauber Rocha, seguidas de um debate com os realizadores e convidados. Os cinelivros partem majoritariamente de maquetes de fotolivros produzidos a partir de fotografias de arquivos do projeto Acho Imagens, um acervo com mais de 50 mil fotografias recolhidas do lixo urbano de Campinas.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
Estes filmes operam como peças híbridas e sensoriais, onde a combinação de imagem e som evoca memórias, fabulações e afetos. Com curadoria e coordenação de Fabiana Bruno, Ângela Berlinde e Oscar Martinez, as exibições no MIS Campinas marcam o lançamento do festival, que tem itinerância prevista por Brasil, Colômbia e Portugal.
Além das exibições audiovisuais, o Festival contará com a abertura da exposição “Fotolivros em Fluxo” na Sala de Exposições Temporárias do MIS. A mostra traz as maquetes dos fotolivros acompanhadas de peças expositivas.
A intenção do evento é ampliar e democratizar o acesso do público ao mundo editorial da fotografia, que até então tem sido restrito aos nichos das artes, e proporcionar aberturas a experiências educativas e pedagógicas com a leitura de imagens, permitindo ao público conhecer a sonoridade e os movimentos de um livro de fotografias por meio de projeções em telas de cinema.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74