Foto - crédito: Firmino Piton/ Prefeitura de Campinas (divulgação)
O Museu da Cidade abre as portas para a exposição “Imprensa Censurada: Vozes que não devem ser caladas”. A mostra reúne uma coleção de 21 exemplares da imprensa alternativa produzidos entre 1978 e 1983. O acervo, pertencente ao próprio museu, reconstitui a luta pela redemocratização do Brasil por meio de um recorte do movimento estudantil e suas produções, apresentando uma rica perspectiva histórica.
A curadoria dos jornais foi realizada pelas estagiárias de História, Ana Júlia Barbosa e Letícia Arendt, e conta com títulos como Pasquim, Convergência Socialista, Trabalho, Tribuna da Luta Operária, Repórter, Movimento, De Fato e Em Tempo.
A exposição também inclui documentos selecionados pela estagiária Jéssica Moreno, que ajudam a compreender a organização dos movimentos estudantis de Campinas à época. Todo o trabalho foi supervisionado pelo historiador Américo Baptista Villela e por Lilian Alvisi, coordenadora do museu.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
Para o historiador Américo Baptista Villela, a exposição é relevante no contexto atual, destacando a necessidade de entender a democracia como uma conquista “construída a duras penas” e que exige constante vigilância para sua permanência. Ele ressalta que o material ajuda a discutir a história da democracia brasileira, oferecendo uma valiosa lição para o público.
A coleção completa, doada pelo historiador e idealizador do museu, Célio Roberto Turino de Miranda, abrange o período de 1977 a 1995 e está disponível para pesquisadores interessados. Os visitantes podem acessar todo o acervo digitalmente através de um QR Code disponibilizado no local.
Lilian Alvisi, por sua vez, reforça que a mostra resgata a proposta original do Museu da Cidade, que sempre buscou trazer à tona “diferentes vozes, principalmente as vozes silenciadas pela história considerada oficial”.
9h00: Abertura com a Coordenadora do Museu da Cidade.
9h10: Depoimento de Célio Turino sobre a história do acervo e de sua trajetória.
9h40: Exibição do vídeo “Liberdade, Que liberdade?”, produzido por alunos da ETEC Bento Quirino.
10h00: Visita à exposição.
10h20: Apresentação do coral performático Coromim.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74