Foto - crédito: RDrones / divulgação
A união entre arte de rua e tecnologia de ponta será o foco do lançamento do “Festival Paisagem Urbana”, um projeto idealizado pela muralista Marta Henriksen, conhecida como Miss, que acontece no dia 4 de outubro de 2025, a partir das 17h, na Vila Padre Anchieta, em Campinas. O evento, que é gratuito e aberto ao público, será realizado em prédios da CDHU e apresentará uma intervenção artística com realidade aumentada, vídeo imersivo e projeções audiovisuais.
O projeto começou com a criação de murais nas laterais de dois prédios, pintados por Miss e pela artista Gislaine Martins (Gim), Miss trouxe seu estilo de formas geométricas, cores fortes e símbolos da natureza, visando transmitir uma sensação de tranquilidade e acolhimento para a região. Já Gim, arquiteta, artista plástica e muralista, usou ilustrações figurativas surrealistas para abordar temas como maternidade, a psique humana e as conexões interpessoais, utilizando tons que remetem ao pôr do sol.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
A segunda fase do projeto é dedicada à tecnologia. O Festival Paisagem Urbana exibirá um vídeo imersivo (cinema 360) do processo de criação dos murais, que poderá ser assistido por meio de óculos de realidade virtual. Além disso, um filtro de realidade aumentada, acessível por QR Code em cartões distribuídos no evento, permitirá sobrepor novas camadas às pinturas usando o celular. Este filtro permanecerá disponível por pelo menos um ano, estendendo a intervenção tecnológica para além do dia de lançamento.
O ponto alto do lançamento será um espetáculo de vídeo mapping com cerca de uma hora de duração, uma técnica que projeta luzes e imagens sobre as fachadas pintadas, criando um festival visual. À frente da parte tecnológica está Thiago Toshio, tecnólogo criativo especializado em experiências imersivas, que acredita que a tecnologia “não vem para substituir, mas para somar” à arte urbana, criando novas formas de olhar e conectar-se com o espaço.
Para Marta Henriksen (Miss), o projeto vai além da arte, buscando reforçar a identidade e o pertencimento local, oferecendo aos moradores acesso a experiências artísticas e tecnológicas inéditas na região. A muralista, que tem pinturas no Terminal Mercado de Campinas e outras obras na cidade, expressa a intenção de expandir a iniciativa para transformar o conjunto da CDHU em uma “galeria a céu aberto”.
Marta Henriksen (Miss), multiartista, muralista, produtora e arte educadora, é mais conhecida por suas criações repletas de formas geométricas, brincadeiras visuais e um toque de alegria, que dão vida aos muros desde 2002. Ela se aventura na inovação, inclusive em projetos desafiadores como o de perfumes femininos Carpe Diem, d’O Boticário.
Gislaine Martins (Gim) é mineira, arquiteta, artista plástica e muralista que reside em Campinas. Sua arte mescla o surrealismo, figurativo e abstrato, representando temas da psique humana e vivências, com foco em figuras de mulheres. Ela criou o termo “Disparo Criativo” para descrever sua técnica intuitiva e fluída, por vezes pintando com as duas mãos simultaneamente.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74