Foto - crédito: Jhony Tavares / Mostra Trans Campinas
As inscrições gratuitas para a 2ª edição da “Mostra de Arte e Cultura Trans de Campinas podem ser feitas até as 23h59 (de Brasília) do dia 15 de dezembro de 2025. Artistas e coletivos trans, travestis e não-bináries da Região Metropolitana de Campinas (RMC) têm uma nova oportunidade de mostrar sua arte. O evento, que será realizado nos dias 6 a 8 de fevereiro de 2026 na Sala dos Toninhos, anexa à Estação Cultura, traz como grande novidade uma residência artística coletiva.
O edital, o formulário de inscrições e mais informações estão disponíveis no perfil da “Mostra” no Instagram, em @mostratranscampinas. O evento, realizado por artistas e produtores culturais da região, tem como missão promover e dar visibilidade à arte e cultura produzidas por pessoas trans, travestis e não-bináries.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
Após o sucesso de público da primeira edição, a “Mostra Trans Campinas” inova em 2026 com a residência artística intitulada “O que é preciso para se fazer uma pérola?”. Esta atividade reunirá cinco artistas de diferentes linguagens, selecionados via formulário de inscrição disponível também no Instagram do evento, para a criação de uma obra coletiva que será apresentada na abertura, em 6 de fevereiro de 2026.
A programação geral da Mostra promete ser diversificada, incluindo teatro, dança, música, performances, audiovisual, exposições e discotecagem, além do resultado da obra coletiva da residência. A curadoria especializada fará a análise das candidaturas, e as listas de selecionados (tanto para a programação quanto para a residência) serão divulgadas no dia 5 de janeiro de 2026 no Instagram do evento.
Podem se inscrever artistas trans, travestis e não-bináries, maiores de 18 anos, residentes e/ou atuantes na Região Metropolitana de Campinas (RMC), com preferência para residentes em Campinas. Coletivos podem participar, desde que a ficha técnica seja composta majoritariamente por pessoas trans, travestis ou não-bináries. Há uma exceção para pessoas cisgênero na categoria Audiovisual, contanto que a obra tenha temática trans e/ou ficha técnica majoritariamente formada por pessoas trans.
As categorias de inscrição abrangem: Exposição de Artes Visuais (pintura, escultura, gravura, fotografia, instalação e outras); Exibição Audiovisual (curtas e médias-metragens, animações, documentários, videoclipes, videoarte, etc); Artes da Cena/Presença (teatro, dança, drag, circo, performance e demais linguagens, com duração de até 20 minutos); e Música (shows, intervenções musicais e performances sonoras).
O bloco de criação da residência acontecerá entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro de 2026. Serão selecionados cinco artistas trans, travestis e não-bináries das linguagens de teatro, dança, circo, música e Ballroom. Durante sete dias de convivência, a residência tem como foco a troca interdisciplinar, a experimentação e a criação coletiva, culminando na apresentação pública da obra na abertura da Mostra, em 6 de fevereiro de 2026.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74