Foto - crédito: Juvenal Antunes / divulgação
A Rabeca Cultural a exposição fotográfica “Berlim”, do fotógrafo Juvenal Antunes com curadoria de Mauro Machado. A abertura com coquetel ocorre no dia 10 de outubro, sexta-feira, a partir das 19h. A mostra, que tem entrada franca, é o resultado da exploração visual da cidade alemã realizada por Antunes em 2015 e serve como narrativa sobre a resiliência e transformação de uma metrópole marcada pela história.
“Berlim”, a cidade de notáveis contrastes urbanos e sociais, é o palco onde Antunes capta as cicatrizes históricas de uma metrópole que enfrentou crises econômicas severas, as duas guerras mundiais e as divisões geradas pela Guerra Fria. O fotógrafo utiliza o preto e branco para conferir uma qualidade atemporal às suas imagens, estabelecendo um diálogo entre os vestígios do passado e a realidade atual.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
Cada obra se apresenta como uma janela para os resquícios deixados por momentos de intensa adversidade, reforçando a ideia de que as marcas do tempo em Berlim não são apenas registros históricos, mas também um alerta e uma inspiração para as futuras gerações. A jornada visual revela a dor e os desafios do passado, mas principalmente a força de uma cidade que soube se reinventar, mantendo suas memórias vivas.
A exposição seguirá em cartaz até o dia 07 de novembro de 2025, com horários de visitação estendidos para atender ao público.
Juvenal Antunes de Oliveira Filho é médico e sua dedicação à fotografia é de longa data, com um percurso de estudos que inclui o curso de Fotografia Autoral com Marcelo Greco no Museu de Arte Moderna de São Paulo e o aprofundamento com Carlos Moreira na Escola de Fotografia M2 Studio.
O fotógrafo também frequentou o Ateliê Fotô, liderado pelo fotojornalista Eder Chiodetto. Sua experiência se expandiu através de diversos cursos e viagens fotográficas pelo International Center of Photography de Nova York, visitando parques nacionais americanos e realizando ensaios fotográficos no Brasil, em Alter do Chão e na ilha de Marajó, sob orientação de Eder Chiodetto e Luiz Braga, respectivamente.
Posteriormente, Antunes integrou grupos como o Latitudes, com o qual realizou Tours fotográficos em destinos exóticos como Uzbequistão, Capadócia (Turquia) e China, e o Dreamscapes, que o levou à Islândia e Ilhas Lofoten, na Noruega. A experiência em Berlim, que culmina nesta exposição, foi realizada em um grupo liderado pelo renomado fotógrafo dinamarquês Knut Skjaerven.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74