Foto: monumento ao Bicentenário de Campinas/arquivo
Atualizado em 23 de junho
O passeio “Monumentos Públicos de Campinas: Arte, História e Cidade” vai percorrer estes locais na região central neste domingo, 25 de junho, a partir das 8h20.
Esta é a nova edição do projeto “Revisitando o Brasil”, edição “Revisitando Campinas”, de curadoria do professor Pedro Lemos, em parceria com a jornalista Luciana de Almeida, do projeto turístico que desenvolve passeios locais, o receptivo Próximo Passeio. A visita aos monumentos será guiada por Josemar Antônio Giorgetti, especialista no tema e doutorando pela Unicamp na linha de pesquisa de Monumentos Públicos sob orientação do arquiteto historiador Marcos Tognon, profundo conhecedor da cidade sob seus aspectos arquitetônicos.
Contexto histórico
Uma das principais características das cidades ocidentais que se modernizavam no século XIX era construir valores urbanos que deveriam educar a sensibilidade social para o arranjo pretendido na sociedade industrial e urbanizada que se desenhava como objetivo.
A construção de uma nova memória social a partir de princípios culturais emergentes entre o XIX e o XX definiram estratégias muito evidentes em algumas das nossas cidades brasileiras: uma delas foi a promoção de monumentos públicos artísticos, geralmente em pedra e bronze, materiais de uma durabilidade quase infinita, para cultuar os principais personagens e autoridades, os fatos históricos e memoráveis, as conquistas da técnica e da economia.
Foto: Revoada das Andorinhas, em frente ao MACC/arquivo
Assim, a cidade se monumentaliza! Praças, largos, esquinas, recebiam, no avanço da modernização com novos pavimentos, passeios, bancos e quiosques, luminárias e pontos de estacionamentos, uma arquitetura pública e, grandes obras de arte, eloquentes em sua figuração plástica, eram produzidas pelos melhores artistas do tempo.
Campinas é um dos grandes exemplos desse forte engajamento na construção da modernidade urbana republicana brasileira: de acordo com recentes levantamentos, mais de 200 monumentos, placas e peças comemorativas foram produzidas ao longo dos últimos 120 anos, pautando espaços e ruas com sua presença, hoje, muito negligenciada.
O passeio irá percorrer os monumentos da área central da cidade, conhecendo a história de cada um, contextualizando todos os seus principais aspectos: urbanos, culturais e históricos. Para este tour guiado, foram selecionados os mais relevantes monumentos públicos artísticos de Campinas (veja abaixo).
Roteiro dos monumentos:
25/06
8h20 – Ponto de encontro: Largo do Pará (tolerância máxima de 10 minutos)
Estudos:
1. Monumento do Bicentenário do Café
2. Álvaro Ribeiro [furtado, pedestal]
Praça Silvia Simões Magro
3. Hercule Florence
Praça Anita Garibaldi (Largo S. Benedito)
4. Mãe Preta
Praça Carlos Gomes
5. Thomaz Alves [furtado]
6. Rui Barbosa
Colégio Carlos Gomes
7. Anchieta
Largo das Andorinhas
8. Bicentenário de Campinas
Prefeitura de Campinas
MACC – Museu de Arte Contemporânea de Campinas
9. Revoada das Andorinhas
Largo do Carmo / Praça Bento Quirino
10. César Bierrenbach
11. Bento Quirino
12. Monumento -Túmulo de Carlos Gomes
Largo do Rosário
13. Fundação de Campinas
14. Guilherme de Almeida
Praça José Bonifácio
15. Dom Nery
Passeio “Monumentos Públicos de Campinas: Arte, História e Cidade”
Local do encontro: Largo do Pará – Centro de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74