Foto - crédito: Fernanda Sunega / Prefeitura de Campinas (divulgação)
A Mata de Santa Genebra, em Campinas, abriu uma votação online para que a população escolha o mascote do Centro de Educação Ambiental. Os candidatos são três animais que representam a rica biodiversidade da área: o macaco-prego, o bugio-ruivo e a onça-parda.
A iniciativa, que faz parte do Plano Municipal de Educação Ambiental por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Seclimas), também celebra o Dia Nacional de Defesa da Fauna, comemorado na segunda-feira, 22 de setembro. A votação estará disponível para o público até o dia 28 de setembro.
👉 Mais notícias? Acesse a página de notícias gerais de Campinas.
O macaco-prego, muito popular entre os visitantes da Mata, é conhecido por sua inteligência e agilidade na busca por alimentos. Já o bugio-ruivo, mais raro de ser avistado, se destaca pelo seu ronco característico que ecoa pela floresta; a Mata de Santa Genebra abriga pelo menos nove famílias dessa espécie de primata.
A onça-parda também é uma candidata, pois escolheu a área como um importante local de reprodução. Câmeras de monitoramento já registraram o nascimento de filhotes em ao menos oito ocasiões, o que reforça a importância da Mata para a conservação da espécie.
Inaugurado em fevereiro de 1997, dezesseis anos após a doação da floresta ao município de Campinas, o Centro de Conservação e Educação Ambiental foi criado com o objetivo de aproximar a comunidade da Mata, promovendo a conservação da natureza e a melhoria da qualidade de vida da população. Desde então, seus programas de uso público e educação ambiental se consolidaram como ferramentas importantes de diálogo e gestão participativa da Mata de Santa Genebra.
A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra é gerida pela Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO).
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74