Foto - Crédito: Rafael Salvador

Foto – Crédito: Rafael Salvador
A doutora em Teoria Literária e referência brasileira na pesquisa sobre literatura infanto-juvenil Kátia Chiaradia irá conduzir um bate-papo sobre o livro “A Passagem Secreta”, de Mac Barnett, nesta sexta-feira, na Livraria Saber e Ler, em Campinas. A entrada é gratuita e no evento os livros estarão a venda por R$ 82,90.
O norte-americano Mac Barnett, premiado escritor de literatura infantojuvenil, é categórico: “Os livros infantis são uma coisa muito séria”. Para justificar a sua máxima, o autor resolveu escrever um livro para adultos, mas que fala sobre livros para crianças, “A Passagem Secreta”.
Ao longo do livro, que se destaca pelo tom reflexivo e pelo bom humor típico do autor, Mac Barnett, recentemente empossado Embaixador da Literatura Juvenil Estados Unidos, lança questionamentos importantes aos leitores, como: livros para crianças são frequentemente subestimados por adultos? Livros literários para crianças são ou podem ser ferramentas educativas? Livros literários para crianças têm condições de abordar a complexidade da experiência humana como livros para adultos?
“Esse livro responde a muitas e muitas perguntas e faz alguns outros excelentes questionamentos. Para mim, uma das grandes qualidades dessa obra é tratar de questões complexas, de teoria e crítica literária, com muita leveza e muito humor. Eu gosto muito de quando ele traduz uma teoria bem complexa sobre o conceito de faz-de-conta. Acho genial essa análise. E mostra, de maneira indiscutível, a complexidade da mente infantil”, destaca Kátia Chiaradia, a responsável por traduzir o livro e conduzir o bate-papo.
O livro
Feche os olhos e tente imaginar como deve ser um livro infantil. Difícil, não é? Isso porque, embora seja destinado às crianças, um livro infantil pode assumir as formas mais variadas. Em A Passagem Secreta, Mac Barnett utiliza o humor — e não apenas um leve sorriso, mas gargalhadas genuínas — para romper com definições pré-estabelecidas e convencionais sobre o que é ou deve ser a literatura infantil. Ele demonstra, com maestria, que esse tipo de literatura pode abranger todos os gêneros literários.
Mais do que isso: se alguém acredita que livros infantis não são “livros de verdade” e que escritores de literatura infantil não são “escritores de verdade”, então, implicitamente, também está afirmando que crianças não são seres humanos de verdade. E isso, obviamente, não poderia estar mais equivocado.
O autor
Mac Barnett nasceu em 1982 e vive em Oakland, Califórnia, nos EUA. Seus livros para as infâncias ganharam uma série de prêmios, já foram traduzidos para mais de 30 idiomas e venderam mais de quatro milhões de cópias pelo mundo. Destaque às sagas O primeiro Gato no Espaço, Os Dois Terríveis e Kidspy.
A tradutora
Kátia Chiaradia é licenciada em Letras, mestre e doutora em Teoria Literária pela Unicamp, com pesquisa sob a orientação da Profª Marisa Lajolo. Concluiu seu primeiro pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (“A BNCC e o campo de atuação artístico-literário: o espaço aos estudos literários no Ensino Fundamental”), sob supervisão do Profº Roberto Acízelo. Atualmente é pesquisadora colaboradora do grupo Literatura em Rede, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a coordenação da Profª Milena Martins. É autora de material de literatura em contexto escolar voltado para professores da educação básica. E, além disso, Kátia é professora.
Bate–papo com Kátia Chiaradia sobre o livro A Passagem Secreta
Local: Livraria Saber e Ler. Rua Cristóvão Colombo, 366, Vila Angelino Rossi, em Campinas
Entrada gratuita e livros à venda no local por R$ 82,90
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74