Foto - crédito: reprodução site da PUC-Campinas
O histórico Pátio dos Leões da PUC-Campinas, no Centro, sedia uma Feira Literária gratuita e aberta ao público em comemoração ao Dia Nacional do Livro, que é celebrado nesta quarta-feira, 29 de outubro de 2025, das 10h às 17h. A programação, que promove a importância da leitura, terá lançamento, mesas de debate e rodas de conversa explorando temas atuais como o papel dos influenciadores e booktokers, a literatura africana e afro-brasileira, além de discussões sobre e-books e audiobooks, e a participação de editoras, sebo e troca de livros.

Foto – crédito: Acervo Fundação Educar / divulgação
As atividades começam às 10h com o lançamento oficial da coleção de livros inédita “Gaapy e os Biomas Brasileiros”, desenvolvida pela Fundação Educar, Editora Splendet – PUC Campinas, Daterra Coffee e o Tree_llion Project. É composta por seis livros infantis ilustrados que dão vida à natureza brasileira, acompanhando a gavião-real Gaapy em uma jornada pelos seis biomas do Brasil: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. Além dos livros infantis, a iniciativa conta com um Guia para Educadores e uma plataforma de jogos interativos.
👉 Mais livros? Acesse nossa agenda.
O escritor Ilan Brenman, um dos nomes mais premiados da literatura infantil brasileira e autor de mais de 80 livros infantis, apresentará a coleção e conduzirá a palestra “Biomas Brasileiros – Conhecer para Pertencer”, abordando a importância da educação ambiental.
Na sequência, às 11h, ocorrerá uma mesa de debate com Brenman, Isabela Pascoal Becker (diretora de sustentabilidade na Fundação Educar) e Camila Brasil (professora e editora-chefe da Editora Splendet – PUC-Campinas). O tema central será “Educar na Era da Desinformação: a importância dos educadores e de materiais confiáveis para a educação ambiental”.
A programação da tarde começa às 14h com uma mesa de debate sobre e-books e audiobooks. Às 15h, a Fundação Educar promove uma atividade de contação de histórias voltada ao público infantil. Logo depois, às 15h30, ocorre a roda de conversa “Book Tockers – papel de influenciadores digitais na literatura”, abordando o impacto das redes sociais no incentivo à leitura.
Encerrando o evento, às 16h, será realizada a mesa de debate “Literatura Africana e Afro-Brasileira”, promovida pelo Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro (CEAAB).
Para Cristiane Stefanelli, gestora da Fundação Educar, a leitura continua sendo uma das ferramentas mais poderosas de transformação social. “Acreditamos que o livro é uma obra de arte que deve estar presente na vida das pessoas desde a primeira infância. Já levamos mais de 41 milhões de livros a escolas e comunidades com o projeto Leia Comigo!, para contribuir com a formação da cidadania Agora, com Gaapy e os Biomas Brasileiros, queremos despertar desde cedo o pertencimento à natureza e o desejo de cuidar do planeta”, afirma.
Participam da Feira Literária as editoras Splendet (PUC-Campinas), LeBrasil (Sebo LeBrasil), Editora Unicamp e Sebo Contracultura.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74