Celebrado no dia 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes busca conscientizar as pessoas sobre os cuidados preventivos e paliativos relacionados à doença. Para marca a data, o laboratório Ramos Medicina Diagnóstica, de Campinas, traz uma programação especial para esclarecer dúvidas com palestras online que serão transmitidas no formato de lives pelas redes sociais do laboratório, entre os dias 8 e 14 de novembro, com participação de médicos especialistas.
Entre os temas que serão abordados estão: Como prevenir o diabetes? Feridas diabéticas, como cuidar e tratar? Diabetes e nutrição, o que comer e o que evitar? Diabetes é hereditário? E quais os principais fatores de risco do pé diabético.
Foto – crédito: CDC/Unsplash (banco de imagens)
No sábado, dia 13, a programação conta com exames gratuitos com aferição de pressão e teste de glicemia para todos aqueles que comparecerem ao Centro de Tratamento de Feridas, primeira clínica especializada neste tipo de tratamento, que funciona no bairro Cambuí.
A estimativa atual é de que 16,8 milhões de brasileiros adultos são diabéticos, segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), que posiciona o Brasil como o 5º país com maior incidência da doença no mundo. O objetivo do laboratório com a Semana de Prevenção ao Diabetes é sensibilizar às pessoas sobre os riscos da doença e gerar conhecimento para quem teve diagnóstico positivo, onde pairam muitas dúvidas e exige mudança de estilo de vida.
Por ser uma doença controlável, porém incurável, é muito importante ter o máximo de conhecimento para manter uma vida mais saudável e evitar a doença.
Mais sobre diabetes e pré-diabetes
A pré-diabetes é uma situação que antecede a diabetes e serve de alerta para evitar a instalação e progressão da doença. A pessoa pode saber que é pré-diabética por meio de um exame de sangue, onde se observa os níveis de glicose.
É considerado pré-diabetes quando a glicemia em jejum está entre 100 e 125 mg/dl e diabetes quando o valor é superior a 125 mg/dl, enquanto que o valor considerado normal da glicose em jejum é até 99 mg/dl. Assim, quando a pessoa apresenta glicemia em jejum superior a 100 mg/dl é importante que seja monitorada regularmente pelo médico afim de verificar se os níveis estão se regularizando, com medidas tomadas pelo paciente ou se há desenvolvimento da diabetes.
Para tratar a pré-diabetes e evitar a doença, é preciso controlar a alimentação, diminuindo a ingestão de gorduras, do açúcar e do sal, e aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras e proteínas como arroz integral, vegetais de folha escura e feijão, pois ajudam a combater o excesso de açúcar no sangue.
Grupo Ramos Medicina Diagnóstica
Foto – crédito: divulgação
O Ramos Medicina Diagnóstica é um laboratório particular que é referência em exames clínicos em Campinas, atua desde 1974, aliado aos principais hospitais da cidade, entre eles, o Centro Médico.
Dedica-se a identificar patologias com maior precisão e agilidade, devolvendo qualidade de vida às pessoas. Mais recentemente, vem desenvolvendo serviços exclusivos e de primeira linha para a região, como a nova clínica multiespecializada, onde se encontra o Centro de Tratamento de Feridas, primeiro e único no interior de São Paulo.
Os laboratórios do grupo possuem equipamentos de última geração. Em julho de 2021, completou 47 anos de história e dedicação à medicina preventiva na cidade, começando um processo de inovações e expansão de seus serviços, com a introdução de exames genéticos entre outros serviços voltados para medicina do futuro.
Com 6 unidades distribuídas pela cidade, mais a nova clínica, o Ramos oferece hoje em dia mais de 1700 tipos de exames laboratoriais diferentes. Entre esses exames é possível encontrar diversas especialidades, como nas áreas da Bioquímica, Hematologia, Genética, Urinálise, Parasitologia, Imunologia, Endocrinologia, Microbiologia, entre muitas outras. Está presente em vários bairros do município: Centro, Chácara da República, Cambuí, Jardim Novo Campos Elíseos e Barão Geraldo.
Fundado na década de 190 pelo Dr. Vitor Ramos de Souza, o laboratório começou em uma pequena sala no distrito de Barão Geraldo. Após retornar de uma viagem de estudos da Europa, Vitor foi convidado para integrar um laboratório de análises clínicas, surgindo assim o laboratório Ramos de Souza, como era chamado na época. Hoje em dia, Vitor continua na empresa, mas como presidente do Ramos, trabalhando para manter a alta qualidade dos serviços oferecidos e buscando inovações que possam auxiliar cada vez mais os seus pacientes.
Programação da Semana de Prevenção à Diabetes:
Palestras on-line
08/11 – 19h00 – Feridas Diabéticas, como cuidar e tratar? – Dr. Bruno Hesz Ferrari (Cirurgião vascular)
09/11 – 19h00 – Diabetes e a Nutrição – O que comer e o que evitar – Dra. Kamila Cabrera (Nutricionista)
10/11 – 14h30 – Diabetes é hereditário? – Dr. Pablo de Nicolla (Geneticista)
11/11 – 19h00 – Fatores de risco do pé diabético – Dr. Wilson Rossi (Ortopedista)
12/11 – 19h00 – Como prevenir a diabetes? – Dra. Aline Cristina (Clínica Geral e tratamentos paliativos)
Exames gratuitos
13/11 – das 08h às 10h30 – por ordem de chegada
Local: Centro de Tratamento de Feridas – Ramos Clínicas Médicas. Rua dos Bandeirantes, 351, Cambuí – Campinas. (19) 3112-5555 (WhatsApp)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74