Integrando as comemorações de 69 anos de Jaguariúna, uma “Festa Italiana” será realizada neste fim de semana, entre os dias 1º e 3 de setembro, no Boulevard do Centro Cultural, ao lado da estação da Maria Fumaça. A entrada é gratuita, mas a organização do evento pede a doação de macarrão ou ração para pets.
A abertura oficial, com a entrada das bandeiras dos dois países, será às 19h da sexta-feira (1º) e haverá, ainda, a exibição de arquivos históricos. Depois, será a vez da apresentação da Soul Boggie Orchestra (rock dos anos 1940, 50 e 60).
No sábado (2), a programação começa às 12h30. Destaque ao grande show com o reconhecido cantor italiano Tony Angeli, às 20h. Radicado no Brasil desde a década de 1960, ele é considerado “o intérprete” da música italiana. Entre os sucessos eternizados por ele, a divertida “Funiculi, Funicula”. E para o domingo (3), estão previstas diversas apresentações de danças típicas e, às 19h, show da banda Monallizza – Tim Maia Tributo.
Foto: polenta na tábua. Crédito: Marcelo Malorod/divulgação
Entre os pratos típicos da cozinha italiana, estão desde o bife à parmegiana ou à milanesa, polentas mole e frita à massas artesanais, como nhoque, lasanha, pizzas, paninis e outras receitas emblemáticas, como o “maiale arrosto” (porco assado espalmado no rolete com arroz e linguiça); “porchetta” à moda de Ariccia (província de Roma) com batatas douradas com alecrim ou lanche; do “rococó”- versão de de panini com mais de 80 anos de tradição, que leva copa, rosbife e pasta de gorgonzola com salsinha e azeite, e dos cones de frutos do mar, típicos da região da Ligúria. Entre as sobremesas, os gelatos, o tiramisu, o canolli e outras opções.
O evento ainda terá área infantil com infláveis, jump e passeio de trenzinho. Além de produtores artesanais com seus queijos, meles, charcutaria, vinhos, cachaças, licores, antepastos, geleias, artesanatos, acessórios e, ainda, o espaço da comunidade italiana de Jaguariúna, painéis com pontos turísticos da Itália e muito mais.
“Essa iniciativa é uma homenagem aos imigrantes de toda a região. Herdamos hábitos, costumes e uma culinária riquíssima presente ainda hoje. É importante lembrarmos de nossas raízes e celebrar”, pontua Renata Tannuri Meneghetti, diretora executiva da Elo Produções, que realiza o evento com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Jaguariúna.
A história do município por onde já passaram tropeiros, boiadeiros e bandeirantes e que, atualmente, é muito relacionada às “festas de peão”, traz registros de um pleno desenvolvimento impulsionado pelos imigrantes italianos, no final do século XIX. A Vila Bueno, que deu origem a Jaguariúna, remonta a essa época. “No próximo ano comemoramos os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Sem dúvida, Jaguariúna desempenha um papel fundamental nesta história”, afirmou Graça Albaran, secretária de Turismo e Cultura de Jaguariúna.
Confira a programação musical:
01/09
19h00 – Abertura oficial com entrada das bandeiras
20h00 – Soul Boggie Orchestra
02/09
12h30 – Orquestra Sanfônica de Americana – Viva a Itália
14h30 – Jonas Francisco – La Bella Italia
17h30 – Desafio Musical
20h00 – Grande Show com Tony Angeli
03/09
12h30 – Grupo Folklorístico Stella Bianca com música e danças italianas
15h00 – Jonas Francisco – La Bella Italia
19h00 – Mega encerramento com a banda Monallizza – Tim Maia Tributo
“Festa Italiana”
Local: Boulevard do Centro Cultural, ao lado da Estação da Maria Fumaça de Jaguariúna. Avenida Jaguary, 600 – Centro
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74