Foto - crédito: Claudio Alvim / divulgação
O Instituto Anelo, que há 25 anos promove o ensino de música gratuito no distrito do Campo Grande, em Campinas, lançou seu primeiro concurso cultural, intitulado “Canções pelo Clima”. A iniciativa tem como objetivo unir a arte musical à importante pauta da conscientização ambiental e do enfrentamento às mudanças climáticas.
A proposta central do concurso, de acordo com a organização, é estimular a criação de músicas inéditas em língua portuguesa que abordem a relevância da preservação do meio ambiente. As inscrições, limitadas a 60 participantes, estão abertas de 1º a 15 de outubro de 2025. Cada candidato pode inscrever apenas uma canção, com duração máxima de cinco minutos, a ser enviada em formato MP3. Mais informações e regulamento será disponibilizado no site: anelo.org.br.
👉 Mais música? Acesse nossa programação cultural.
O processo seletivo será conduzido por uma comissão julgadora composta por músicos e pela coordenação do concurso, garantindo diversidade e isenção na avaliação. Serão selecionadas duas músicas finalistas com base em critérios como a adequação ao tema, originalidade da composição, melodia, interpretação e a qualidade da gravação enviada.
Os vencedores serão anunciados no dia 1º de novembro de 2025, às 20h, através do perfil oficial do Instituto Anelo no Instagram (@InstitutoAnelo). A premiação inclui a gravação profissional das canções vencedoras no estúdio do Anelo, contando com arranjos exclusivos criados por músicos da instituição. Posteriormente, as obras serão apresentadas ao público durante os recitais de encerramento das atividades de 2025 e, em seguida, serão disponibilizadas em plataformas de streaming e no YouTube.
Segundo a organização, o “Canções pelo Clima” visa utilizar a música como uma poderosa ferramenta de sensibilização e mobilização social. A ação reforça o papel do Instituto de, além de formar novos talentos musicais, busca contribuir ativamente para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com a temática ambiental.
A iniciativa é patrocinada pela Flex Foundation, braço filantrópico da Flextronics no Brasil.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74