Foto - crédito: litphotostudio / divulgação
Improviso, humor e crítica social se encontram no espetáculo “Processo Seletivo – um show para poucos!”, a primeira criação do coletivo campineiro Improletáries. A montagem, que transforma as dinâmicas de seleção de emprego em um reality de auditório cômico e cruel, será apresentada ao público de Campinas nos dias 25 e 26 de outubro no Galpão do CIS-Guanabara.
O espetáculo questiona o mundo do trabalho por meio do Impro, o gênero de improvisação teatral. Na estrutura da peça, um recrutador carismático conduz candidatos-improvisadores por dinâmicas absurdas, como vender produtos inexistentes e demitir colegas. A plateia é convidada a participar ativamente, contribuindo com sugestões e risadas, tornando-se cúmplice deste “show de variedades perverso”.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
“Processo Seletivo” leva ao extremo o discurso da meritocracia e da autoajuda corporativa. Termos como mindset e proatividade transformam o palco em um templo moderno dedicado à “Grande Corporação”. No centro, o recrutador atua como um pregador-coach, enquanto os candidatos se submetem à competição mais humilhante e cotidiana: a disputa por um emprego.
Apesar de todo o individualismo inerente a um processo seletivo, as dinâmicas e cenas improvisadas só se realizam pela cooperação entre os candidatos. É nessa contradição que o espetáculo instala sua crítica. O uso do improviso é visto como um gesto político, que recusa o controle total da “Grande Corporação” e devolve aos intérpretes o poder de criar, errar e subverter juntos, onde o erro é sempre uma potência de transformação da história.
A apresentação de domingo, dia 26/10, às 19h, contará com tradução em Libras para inclusão do público surdo. A entrada é franca, mas os artistas convidam o público a contribuir voluntariamente no “chapéu/chapix” ao final do espetáculo. Senhas são distribuídas 1h antes do início.
Resultado de um longo processo formativo e selecionado pelo Programa de Qualificação em Artes (CultSP) do governo do estado de São Paulo, o projeto contou com a orientação cênica de Rhena de Faria, uma referência na improvisação teatral no país. O coletivo Improletáries dedica-se à democratização do teatro, oferecendo cursos e oficinas gratuitos de improvisação teatral na Estação Cultura.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74