Foto - crédito: Reginaldo Leme / divulgação
O fotógrafo Bob Wolfenson, profissional com marcante trajetória de mais de 50 anos, será um dos destaques do “9º Festival de Fotografia Amparo em Foco” em 2025. O evento acontece entre os dias 5 e 9 de novembro com uma programação diversificada com exposições, oficinas, palestras, lançamentos de livros e passeios fotográficos.
Durante o festival, Wolfenson participará de uma palestra e fará o lançamento de sua mais recente obra, o livro “Exteriores”. As atividades ocorrerão no sábado, dia 8 de outubro, a partir das 19h30, na sede do Cine Foto Clube, no centro de Amparo, com entrada franca e sem a necessidade de inscrições prévias.
👉 Mais fotografia? Acesse nossa programação cultural.
Em “Exteriores”, o fotógrafo propõe uma reflexão sobre o tempo, a memória e a solidão urbana, reunindo o resultado de mais de cinco décadas de viagens internacionais. O trabalho exibe uma diversidade humana, com corpos em movimento, expressões passageiras e instantes únicos capturados nas ruas de cidades do mundo.
Natural de São Paulo, Bob Wolfenson iniciou sua carreira aos 16 anos como assistente na Editora Abril. Após um período como freelancer e a abertura de seu primeiro estúdio, mudou-se para Nova Iorque em 1982, onde aprimorou sua arte como assistente do fotógrafo Bill King. Ao retornar ao Brasil, dedicou-se a editoriais para revistas de prestígio como Vogue, Playboy e Elle.
Sua consagração veio com a exposição “Jardim da Luz”, em 1996, no Museu de Arte de São Paulo (MASP). O fotógrafo é reconhecido por seus trabalhos na área da moda, tendo recebido prêmios como o de melhor fotógrafo de moda (2008-2009) e melhor fotógrafo de publicidade no evento “O Melhor da Fotografia no Brasil”. Ele também foi o vencedor do primeiro prêmio da Fundação Conrado Wessel, em 2003, pela melhor foto publicitária. Ao longo de sua extensa carreira, Bob Wolfenson fotografou centenas de personalidades, incluindo Sônia Braga, Fernanda Montenegro, Gisele Bündchen, Vera Fischer, Naomi Campbell, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Jô Soares e Oscar Niemayer.
As obras de Wolfenson fazem parte de acervos de instituições de grande importância, tanto no Brasil (como o MASP e o Museu de Arte Moderna de São Paulo) quanto no exterior (como a Galeria Nacional de Arte Zacheta em Varsóvia, Polônia). Suas exposições marcantes incluem “Antifachada – Encadernação Dourada” (2004) e “Retratos” (2008).
Considerado um grande festival de fotografia do estado, o Amparo em Foco 2025 apresenta 27 atividades, incluindo 13 exposições, e se estende por diferentes locais da cidade. O Cine Foto Clube de Amparo é o ponto principal, mas atrações também ocorrem na Praça da Matriz, Ladeira das Artes, Mercado Municipal, Fazenda Atalaia e no Sítio Duas Cachoeiras.
O Cine Foto Clube sedia as exposições “Reflexos Fractais”, de Jaqueline Artess, “Fotografia de rua com Alma Brasileira”, do Coletivo Rua Brasil”, e “Paralelas”, do Coletivo Elas. Na Praça da Matriz, é possível ver “Trabalho” e “Ensaio”, resultados de convocatórias, e a mostra “Primeiro Quarteirão”, uma homenagem aos trabalhadores e comerciantes da histórica rua Treze de Maio.
O Mercado Municipal revitalizado recebe a exposição “Mestres da Vanguarda”, com curadoria de Reginaldo Leme, além da “2ª Mostra de Fotografias” e a “2ª Mostra de Desenhos”, com trabalhos de alunos do Cine Foto Clube. Já a Ladeira das Artes apresenta o democrático “Varal Fotográfico” e a exposição “Entre Atos”, do coletivo Photo Street São Paulo, ambas disponíveis 24 horas.
A Fazenda Atalaia é palco da exposição “Naturalmente”, onde o fotógrafo e professor Tiago Degaspari exibe imagens de espécies emblemáticas como o lobo-guará e a onça parda. Além das mostras, a programação inclui a oficina “Fotografia de Monóculus” no sábado, 8 de outubro, das 9h30 às 12h e das 14h às 16h. A atividade de observação e fotografia de aves com Tiago Degaspari no Sítio Duas Cachoeiras, na manhã de domingo, 9 de outubro, também faz parte da programação. As vagas são limitadas com inscrições por ordem de chegada. No mesmo dia, há um passeio rural pela centenária Fazenda Atalaia. A programação completa está disponível no site do evento.
O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, com patrocínio da Rousselot Gelatinas do Brasil. O festival é uma realização da Mogiana Produções Culturais e conta com apoio cultural do Cine Foto Clube de Amparo.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74