Foto - crédito: Campinas.com.br / divulgação
Após o sucesso de sua primeira edição, o festival literário e cultural gratuito “Hilstianas” retorna para a sua segunda edição nos dias 29 e 30 de novembro (sábado e domingo), na Casa do Sol, sede do Instituto Hilda Hilst, em Campinas (SP). O evento celebra a força da palavra e o pensamento da escritora, promovendo um diálogo com grandes nomes da literatura e da arte contemporânea em um fim de semana de convivência, leituras e conversas abertas ao público.
A iniciativa convida o público a ocupar e vivenciar os jardins e espaços da Casa do Sol, local onde Hilda Hilst escreveu grande parte de sua obra. A curadoria desta edição traz destaques como Angélica Freitas, Iara Jamra, Marcos Visnadi, Micheliny Verunschk e Tainá Müller, que participarão de mesas de conversas e leituras comentadas. A entrada é gratuita e a programação abrange atividades para todas as idades, incluindo um bloco dedicado ao público infantil.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
As “Hilstianas” propõem um fim de semana de convivência e descoberta. O público é incentivado a usar os jardins para piqueniques, leituras, descanso e trocas, além de conhecer as instalações do Instituto Hilda Hilst. O evento é pet friendly e contará com uma feira de adoção de cães, em parceria com ONGs locais, durante todo o fim de semana. Os visitantes terão à disposição a loja do Instituto, o Bar do Bico, a Livraria Candeeiro e um parceiro gastronômico convidado.
A Casa do Sol, em Campinas (SP), ocupa um terreno de 10 mil metros quadrados e é um espaço tombado, rodeado de jardins e histórias. O local foi concebido e construído por Hilda Hilst nos anos 1960 para ser o refúgio ideal para sua escrita ininterrupta. Em suas palavras, a casa se tornou parte de sua obra, configurando-se simultaneamente como criação, acervo e guardiã.
O Instituto Hilda Hilst não apenas preserva o local onde a escritora viveu e produziu, mas garante que a memória seja vivida ativamente. Ao continuar a produzir e inventar novas histórias através de residências, feiras, teatro e eventos, a Casa do Sol torna-se um ambiente dinâmico onde o passado se manifesta no presente, garantindo que o legado intelectual e afetivo de Hilda Hilst permaneça vivo e inspirador para novas gerações.
A programação de sábado (29/11) contará com Angélica Freitas, Iara Jamra e Marcos Visnadi. Dentre os destaques, a mesa “A palavra em combustão” (14h) reunirá uma poeta e uma atriz para uma conversa sobre criação, performance e a herança de Hilda Hilst. Às 19h30, Iara Jamra e Marcos Visnadi farão a leitura comentada da obra de Hilda Hilst “O Caderno Rosa: entre o riso e o abismo”.
Já o domingo (30/11) terá a participação de Micheliny Verunschk e Tainá Müller na mesa “Ler-se em Hilda” (14h), refletindo sobre como a vida e a obra da escritora atravessaram suas trajetórias criativas. Às 16h30, a “Festa da Poesia” será um encontro em parceria com a Livraria Candeeiro, Peixe Voador e Círculo de Poemas, com mediação de Patrícia Palumbo (Vozes do Brasil) e a presença de Alice Sant’Anna, Bianca Gonçalves, Gabriela Vescovi e Mar Becker.
As manhãs de ambos os dias serão dedicadas à programação infantil, com contação de história a partir de “Eu sou a monstra”, de Hilda Hilst, seguida de oficina de colagem no domingo (com João Proteti e Patrícia Meira).
Sábado (29/11)
Domingo (30/11)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74