Foto - crédito: divulgação
O público de Campinas tem a oportunidade de participar da 20ª edição do “Festival de Cinema Italiano no Brasil”. Com entrada gratuita e sessões abertas ao público no auditório da ADunicamp, o evento traz uma retrospectiva de clássicos e lançamentos inéditos da cinematografia italiana, celebrando a riqueza e diversidade do cinema que transformou o olhar em resistência e a dor em beleza coletiva.
A programação na ADunicamp, que sedia o festival pelo terceiro ano consecutivo, ocorre entre 29 de outubro e 26 de novembro. O evento é organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam) em parceria com a Embaixada da Itália e possui formato híbrido, com exibições presenciais em mais de 100 salas pelo país, incluindo o auditório da entidade, e também online pelo site do festival.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
Com o mote “Il Cinema che Racconta, I Maestri che Ispirano” (O Cinema que Conta, Os Mestres que Inspiram), o festival presta homenagem aos grandes nomes que transformaram o cinema italiano em patrimônio cultural e político universal, ao mesmo tempo em que aponta para o futuro com produções contemporâneas ousadas.
A abertura na ADunicamp ocorre em 29 de outubro. Às 16h será exibido o clássico “Speriamo Che Sia Femmina” (“Tomara Que Seja Mulher”, 1986), de Mario Monicelli. Na sequência, às 18h, o público confere o inédito “Diamanti” (“Diamantes”), de Ferzan Özpeteck, que inaugura a mostra de novas produções.
A parceria entre a ADunicamp e o Festival é coordenada pela professora Regina Célia da Silva, diretora da entidade e docente responsável pela área de italiano do Centro de Ensino de Línguas (CEL) da Unicamp. Segundo ela, a iniciativa é um tributo à arte de narrar por imagens e sons e uma oportunidade única de mergulhar na riqueza cultural da Itália.
29 outubro
16h – “Speriamo Che Sia Femmina” (Tomara Que Seja Mulher) – Sessão Retrospectiva
Direção: Mario Monicelli (1986, 120 min, Comédia/Drama)
Sinopse: Em uma fazenda na Toscana, Elena vive separada do marido Leonardo. Ao lado da irmã Claudia e da empregada Fosca, ela forma um universo feminino abalado por crises, revelando a força e união das mulheres diante das adversidades.
18h – “Diamanti” (Diamantes) – Sessão Inéditos
Direção: Ferzan Özpetek (2024, 135 min, Comédia/Drama)
Sinopse: Situado em Roma nos anos 1970 e atualmente, o filme explora a jornada das irmãs Alberta e Gabriella Canova, donas de um renomado ateliê de figurinos cinematográficos. A trama celebra a força feminina e a arte do figurino. Vencedor do Nastro d’Argento na categoria “filme do ano”.
31 outubro
18h – “Hey Joe” – Sessão Inéditos
Direção: Claudio Giovannesi (2024, 117 min, Drama)
Sinopse: New Jersey, EUA. Dean Barry, veterano americano, retorna a Nápoles nos anos 1970 para conhecer o filho, que já é um homem criado na criminalidade. O filho, porém, não demonstra interesse pelo pai ausente. Estreou no Festival de Cinema de Roma de 2024.
05 Novembro
16h – “Uomini Contro” (A Vontade de um General) – Sessão Retrospectiva
Direção: Francesco Rosi (1970, 101 min, Drama/Guerra)
Sinopse: Baseado em fatos reais da Primeira Guerra Mundial, o filme é uma denúncia contundente do absurdo das ordens militares nas trincheiras italianas. O jovem tenente Sassu questiona a autoridade do inflexível general Leone e o próprio sentido da guerra. Poderoso manifesto anti-militarista.
18h – “Le Assagiatrici” (As Provadoras de Hitler) – Sessão Inéditos
Direção: Silvio Soldini (123 min, Drama/Histórico)
Sinopse: Inspirado em romance, narra a história de mulheres forçadas a provar a comida de Hitler para evitar envenenamento. A jovem Rosa se divide entre o medo e uma inesperada amizade. História sobre resistência e solidariedade feminina. Ganhou um Nastro d’Argento.
07 novembro
18h – “Ladri di Biciclette” (Ladrões de Bicicleta) – Sessão Retrospectiva
Direção: Vittorio de Sica (1948, 89 min, Drama)
Sinopse: Clássico do neorrealismo italiano, retrata a dura realidade do pós-guerra. O pai desempregado Antonio tem sua bicicleta roubada, objeto essencial para seu novo trabalho. Ele e seu filho Bruno buscam desesperadamente recuperá-la em Roma. Retrato comovente da luta por dignidade.
12 novembro
16h – “Enrico IV” (Henrique V) – Sessão Retrospectiva
Direção: Marco Bellocchio (1984, 85 min, Drama)
Sinopse: Adaptado da peça de Pirandello, um homem sofre um acidente e passa a acreditar ser o rei Henrique IV. É uma intensa reflexão sobre loucura, identidade e a fronteira entre realidade e ilusão, com atuação magistral de Marcello Mastroianni.
18h – “Sopralluoghi in Palestina per “Il vangelo secondo Matteo” (Locações na Palestina) – Sessão Retrospectiva
Direção: Pier Paolo Pasolini (1965, 54 min, Documentário)
Sinopse: Pasolini registra sua viagem à Palestina em busca de locações para seu clássico “O Evangelho segundo São Mateus”. Ele constata que a modernidade da região torna inviável a reprodução autêntica do cenário bíblico e decide filmar na Itália.
14 novembro
18h – “Gioia Mia” (Verão na Sicília) – Sessão Inéditos
Direção: Margherita Spampinato (90 min, Drama)
Sinopse: O menino Nico, irreverente e criado em família laica, é enviado para passar o verão na Sicília com uma tia extremamente religiosa, que vive em um casarão tomado por lendas. O confronto entre o presente veloz e o passado silencioso marca uma convivência que resulta em um profundo vínculo. Selecionado para o Festival de Locarno 2025.
18 novembro
18h – “I ragazzi di via Panisperna” (Os Rapazes da Via Panisperna) – Sessão Retrospectiva
Direção: Gianni Armelio (1988, 110 min, Drama/Biografia)
Sinopse: Baseado em fatos reais, o filme retrata a trajetória de jovens físicos italianos liderados por Enrico Fermi, que na década de 1930 realizaram descobertas fundamentais para a física nuclear moderna. A narrativa acompanha suas pesquisas e o misterioso desaparecimento de Ettore Majorana em 1938.
26 novembro
16h – “Eterno Visionario” (Eterno Visionário) – Sessão Inéditos
Direção: Michele Placido (2024, 112 min, Drama/Biográfico)
Sinopse: O filme retrata Luigi Pirandello em sua viagem para receber o prêmio Nobel de Literatura. Entre memórias e visões, o dramaturgo revive os fantasmas de sua existência: a doença da esposa, conflitos familiares e o relacionamento com sua musa, Marta Abba.
18h – “Paisà” – Sessão Retrospectiva
Direção: Roberto Rossellini (1946, 125 min, Drama/Guerra)
Sinopse: Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o filme apresenta seis episódios independentes que narram encontros entre soldados americanos e civis italianos durante a retirada alemã. Rossellini constrói um poderoso mosaico humano sobre as consequências da guerra, o choque cultural e a solidariedade em tempos de conflito.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74