Foto: Lilia Guerra - crédito: Thais Cristina / divulgação
O “Festival Cidade da Cultura Comgás” chega a Campinas para abrir sua circulação pelo Estado de São Paulo, com um mês de programação artística e um total de 60 atividades gratuitas, seguindo depois para Jundiaí, São José dos Campos e Santos.
Em Campinas, o evento começa no dia 13 de novembro e tem como foco a literatura negra local e a valorização dos artistas e instituições da região, destacando a “Feira Afro Literária Laudelina de Campos Melo”.
A programação celebra a diversidade cultural e busca fortalecer a comunidade local, promovendo a arte em diversas áreas de expressão. Entre os destaques, estão a “Arena da Palavra” com debates e bate-papos com escritores como Lilia Guerra, Catita, Vivi de Paula e Maria Alice da Cruz, e uma performance artística de encerramento com a slamer Mileny, fundadora do “Slam do ABC” e campeã paulista de poesia falada.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
A noite de abertura (14 de novembro), na Sala Vermelha do Paço Municipal, contará com a música do grupo de afoxé Ibaô Inã ati Omi, além de homenagens a figuras e instituições de notória importância para a preservação e difusão da cultura afro-brasileira em Campinas. O evento visa destacar o trabalho contínuo de guardiões da memória e da ancestralidade, fundamentais para a identidade cultural campineira.
O festival, realizado pelo Polo Cultural e dirigido pelo criativo Marcelo Sollero, busca promover a arte pulsante de cada região. Além disso, o evento ressalta a importância da formação de novos leitores em escolas públicas, a valorização de artistas e escritores negros, a preservação da memória e ancestralidade, e o combate ao racismo através da educação e da ampliação do acesso à cultura.
A “Feira Afro Literária” é uma celebração da literatura e cultura afro-brasileira, concebida em Campinas para honrar a memória e o legado da ativista social Laudelina de Campos Melo (1904-1991). Sua trajetória na organização das trabalhadoras domésticas e na luta antirracista inspira o evento, que busca a transformação social por meio da cultura e das artes, conectando o passado de resistência com o presente.
Dia 13 de novembro – Quinta – durante o dia:
Escolas públicas
“Feira Afro Literária Laudelina de Campos Melo”: Ações educativas de formação literária com a participação da escritora Lilia Guerra e da slamer Mileny.
Dia 14 de novembro – Sexta – 19h30:
Sala Vermelha do Paço Municipal de Campinas
Abertura oficial
Dia 15 de novembro – Sábado – Entre 14h e 19h:
Biblioteca Prof. Ernesto Manuel Zink
Projeto “Arena da Palavra” com rodas de conversas com os escritores Lilia Guerra, Catita, Vivi de Paula e Maria Alice da Cruz, mediadas por Odara Conecta. O evento também contará com contação de histórias e danças da cultura popular.
Dia 16 de novembro – Domingo:
Casa do Hip Hop
Entrega de grafites e Performance Artística com a slamer Mileny, em horário a confirmar.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74