Foto: “Imprimindo Monumentos”. Crédito: Mauricio Montel/divulgação
As férias de julho no Sesc Campinas traz mais uma edição do “FestA! – Festival de Aprender”, realizado desde 2017 nas unidades do Sesc.
O projeto, que se estende de 9 a 17 de julho, traz atividades formativas diversas e gratuitas. Encontros que celebram o potencial criativo que podem surgir do encontro do público com as tecnologias e artes. Cursos, oficinas, demonstrações, bate-papos e vivências para todas as idades, com foco em artes gráficas e têxteis, audiovisual, criação de jogos, realidade virtual, HQ, tecnologias digitais, sociais, ancestrais e sustentáveis, integram a programação.
Nesta edição, a equipe do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Campinas se debruçou sobre iniciativas criativas que se valem das mais diversas tecnologias para criar mecanismos de impacto social voltado para interesses coletivos.
É preciso fazer a inscrição antecipadamente na maioria das atividades.
Confira a programação:
“A Construção do JAMAC”
Dia 9/7, sábado, das 10h30 às 12h.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 14 anos.
O Jardim Miriam Arte Clube é um espaço cultural na zona sul de São Paulo, criado em 2003 pela artista plástica Mônica Nador. O JAMAC tem como objetivo central construir processos de formação que estimulem encontros entre arte e vida, estética e política. Nesta conversa vamos apresentar um panorama da sua história, desdobramentos e desafios.
Com Mônica Nador.
Inscreva-se no link a partir das 14h do dia 6/7
Foto: Ecolab. Crédito: MudaLab/divulgação
Ecolab
Turma 1 – dia 9/7, sábado, das 14h às 15h.
Turma 2 – dia 9/7, sábado, das 16h às 17h.
Quiosque do Galpão. Grátis. Livre.
Ecolab é um projeto de reciclagem de plástico, inspirado pelo movimento maker e criado para incentivar pessoas a reciclar em pequena escala, com baixo custo e de forma replicável. Para isso, será realizado um processo de reciclagem de plástico em pequena escala utilizando maquinário manual que resultará em um produto surpresa que poderá ser levado pelo participante.
Com Mudalab.
Inscrições no link a partir das 14h do dia 6/7
Pintura Mural Coletiva com Estêncil
Dias 9 e 10/7, sábado e domingo, das 13h às 18h
Sala de Atividades 4. Grátis. 14 anos.
Será desenvolvido junto com o público um processo criativo a partir de técnicas de stencil e pintura mural. Esse processo culminará em uma intervenção coletiva nas paredes do Espaço de Tecnologias e Artes, a partir de uma construção plural de histórias e estampas das pessoas participantes.
Com educadores do JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube.
Inscreva-se no link a partir das 14h do dia 6/7
“Imprimindo Monumentos”
Dias 12, 13 e 14/7, terça, quarta e quinta, das 18h30 às 20h30
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos.
Esta oficina apresenta um projeto voltado à educação e inclusão que, a partir de monumentos, elementos arquitetônicos e espaços urbanos, cria réplicas em miniatura. O participante conhecerá as etapas do processo, desde o escaneamento do monumento por meio de fotografias, a criação do modelo, a impressão 3D com recursos de fabricação digital e o acabamento das peças.
Com Renato Frosch, professor e promotor de projetos de inovação cidadã; e Maurício Montel, arquiteto.
Inscreva-se no link a partir das 14h do dia 6/7
Upcycling – Ressignificando o Descarte de Tecidos
Dias 14 e 15/7, quinta e sexta, das 14h às 17h.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 14 anos.
A atividade propõe ao público um encontro com uma das costureiras do Projeto Reciclistas, empreendimento social de base comunitária sediado no bairro Bassoli, em Campinas. Com base no upcycling, cada participante confeccionará um tipo de bolsa a partir dos uniformes usados. Pré-requisito: noções básicas de costura à mão e à máquina.
Com Costureiras do Projeto Reciclistas.
Inscreva-se no link a partir das 14h do dia 6/7
“Oficina Artivista”
Dia 15/7, sexta, das 18h30 às 21h30.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos.
O artista Mundano realizará uma oficina artivista trazendo a importância da arte como ferramenta de mobilização em torno de questões como responsabilidade socioambiental e a luta pelos direitos humanos universais, base em seu trabalho artístico, usando como pano de fundo a pesquisa que vem realizando com os resíduos dos maiores crimes ambientais da história do país.
Com Mundano, artivista.
Inscreva-se no link a partir das 14h do dia 6/7
“Intervenção Artística”
Mundano
Dias 16 e 17/7, sábado e domingo, das 10h às 18h.
Muro Externo. Grátis. Livre.
A convite do Sesc Campinas, o artista Mundano criará uma obra inspirada na semana moderna de 1922 e continuará a ocupação artística de pinturas do muro externo lateral da unidade. O público poderá acompanhar o processo criativo durante a pintura e conhecer de perto o trabalho do artista.
Com Mundano, artivista.
“BIO21 – Biodigestor de Baixo Custo”
Dias 12 e 13/7, terça e quarta, das 15h às 19h.
Quiosque do Galpão. Grátis. 14 anos.
Nesse laboratório ministrado por Fábio Miranda, da Periferia Sustentável, serão trabalhados conceitos básicos sobre Biodigestão, mapeamento do espaço para elaboração da tecnologia a ser implementada, separação dos materiais, e mão na massa para construção do BIO21 – Biodigestor de baixo custo.
Com Fabio Miranda, da Periferia Sustentável, iniciativa do Instituto Favela da Paz.
Inscreva-se no link a partir das 14h do dia 6/7
Foto: “Dr. Gepetostein e os Brinquedos Mutantes”. Crédito: André Machado/divulgação
“Dr. Gepetostein e os Brinquedos Mutantes”
Turma 1 – dia 16/7, sábado, das 11h às 12h20.
Turma 2 – dia 16/7, sábado, das 14h às 15h20.
Turma 3 – dia 16/7, sábado, das 16h às 17h20.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Para crianças de 7 a 12 anos acompanhadas por responsável adulto.
Brinquedos velhos e até mesmo quebrados serão modificados e ressignificados pelos participantes nesse ateliê. A proposta é a troca de partes de bonecas, carros e bichinhos para criação de seres e objetos além da imaginação. Os participantes podem trazer peças de brinquedos quebrados para utilizar em suas criações ou doar para o “banco de peças” no uso coletivo.
Com Coletivo Unsquepensa Arte.
Inscrições limitadas no local a partir dos 30 minutos que antecedem a atividade.
“Xama no Probleminha”
Dias 16 e 17/7, sábado e domingo, das 14h às 17h.
Sala de Atividades 4. Grátis. 12 anos.
Proposta de uma adaptação da metodologia design sprint desenvolvida no vale do silício para facilitação na resolução de problemas complexos em curto tempo, usando como plano de fundo e ponto de partida os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU).
Com Alef José Farias, Jefferson Rodrigues e Wesley Motta, do coletivo Ozipa Criativa.
Inscreva-se no link a partir das 14h do dia 6/7
“Hospital de Brinquedo”
Dia 17/7, domingo, das 14h às 18h.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Livre.
A ideia do “Hospital de Brinquedos” é consertar e conversar sobre brinquedos, brincadeiras e colecionismo. E, ao mesmo tempo, incentivar a economia solidária e a sustentabilidade através do reuso e da cooperação. Na prática, o Hospital de Brinquedos funciona como um espaço onde as pessoas podem trazer seus próprios brinquedos para uma manutenção que será realizada pelos “doutores”, artistas do coletivo Unsquepensa. Nesse espaço, com diversas ferramentas e materiais, os participantes que tiverem interesse também poderão auxiliar nos serviços, aprendendo sobre a manutenção de brinquedos.
Com Coletivo Unsquepensa Arte.
Inscrições limitadas no local e durante o horário da atividade, por ordem de chegada, com o brinquedo para manutenção em mãos.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74