Foto – crédito: Geise Pasquotto/arquivo
Na próxima quarta-feira, dia 8 de dezembro, é dia da Padroeira de Campinas, Nossa Senhora da Conceição, e feriado na cidade. A igreja católica celebra a Solenidade da Imaculada Conceição, também padroeira da Arquidiocese de Campinas e titular da Catedral Metropolitana.
Para celebrar a data, haverá missa às 10h, presidida pelo arcebispo de Campinas, Dom João Inácio Müller.
A solenidade é um dos mais altos títulos dedicados a Maria Santíssima, chamada a Rainha de Todos os Santos, a Mãe do Salvador.
Dogma da Imaculada Conceição
O Papa Pio IX, no dia 8 de dezembro de 1854, declarou na Bula “INEFFABILIS DEUS” o dogma da Imaculada Conceição de Maria:
“É de Deus revelada a Doutrina que sustenta que a Virgem, Bem-Aventurada Maria, no primeiro instante de sua conceição (nascimento), por singular Graça e privilégio do Deus Onipotente, em vistas dos méritos de Jesus Cristo, o Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, e dessa maneira deve ser crida por todos os fiéis”.
Os católicos passaram a acreditar que Maria nasceu Imaculada, quer dizer, sem mácula, sem mancha, sem pecado, não tendo herdado o pecado de Adão, como todos os outros herdaram.
O Dogma ainda fala que a bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua concepção, foi preservada do pecado original. Um privilégio dado por Deus por causa do seu divino filho.
Fonte: Arquidiocese de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74