 
                                Foto - crédito: divulgação
O Centro de Convivência Cultural de Campinas (CCC) “Carlos Gomes” — projetado pelo arquiteto campineiro Fábio Penteado (1929–2011), agora reformado e reinaugurado pela Prefeitura após quase 14 anos fechado — volta a receber o público com a exposição “Fábio Penteado: Pétalas e Estrelas”.
A mostra, com curadoria de Guilherme Wisnik, será aberta ao público neste sábado, 1º de novembro de 2025, às 11h, reinaugurando as galerias do teatro e destacando a obra e trajetória do arquiteto que sempre buscou a escala da multidão.

Desenho perspectiva da Sociedade Harmonia de Tênis e foto do CCC de Campinas. Imagens: divulgação / Prefeitura de Campinas
A exposição revela a singularidade de Penteado, cuja arquitetura rompia com a tradição de ortogonalidade e buscava um organicismo mais próximo das formas da natureza, como conchas, casulos, colmeias e aranhas. A mostra destaca sete principais projetos de sua carreira, incluindo o Teatro Municipal de Piracicaba, o Monumento de Playa Girón (Cuba), a Sociedade Harmonia de Tênis, o Teatro de Ópera (Campinas) e o próprio Centro de Convivência Cultural.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
O público poderá conferir um acervo de plantas, maquetes, obras originais e objetos do arquiteto, além de uma vasta seleção de documentos, muitos restaurados graças a uma parceria com a Casa de Arquitectura, de Portugal. Segundo Adriana Penteado, filha do arquiteto e coordenadora da exposição, a doação de desenhos do projeto do CCC para a instituição portuguesa em 2017 estimulou o restauro e catalogação de mais de 10 mil documentos de Fábio, e também a reforma do Centro de Convivência.
A secretária municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, explica que a exposição não apenas homenageia a genialidade do arquiteto, mas permite que a população conheça de perto a dimensão do seu legado, sendo uma oportunidade de revisitar a história da cidade e projetar o futuro da relação com a arte, a cultura e o espaço urbano.
A mostra, que ocupará duas salas do CCC, apresentará dois documentários sobre Fábio Penteado, um dirigido por Guilherme Wisnik e outro, inédito, pelo jornalista Paulo Markun, que também lançará o livro “Fábio Penteado: Na Escala da Multidão” pela editora Cobogó. Outro destaque é o projeto Fábio IA, um chatbot que utiliza a voz recriada do arquiteto para explicar seus principais projetos, ideias e reflexões.

Maquetes do Teatro Municipal de Piracicaba e do Monumento de Playa Girón. Imagens: divulgação / Prefeitura de Campinas
Fábio Moura Penteado (1929–2011) formou-se arquiteto pelo Mackenzie em 1953, mas também atuou como jornalista, articulista e polemista, sabendo traduzir para o público leigo os desafios da arquitetura moderna. Presidiu o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) entre 1966 e 1968 e teve papel de destaque na defesa do concurso público como instrumento democrático de escolha de projetos na União Internacional de Arquitetos (UIA).
Demitiu-se do Mackenzie em 1964, após o golpe militar, por se posicionar contra a repressão e a descaracterização da escola. Foi voz pioneira na defesa da criação de uma entidade própria dos arquitetos, que décadas depois culminou na fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
Ver essa foto no Instagram
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74