Cena do filme "O Guarani" (1920)
A exposição “Depois da Voz do Brasil”, contemplada pea Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Campinas, retorna para uma nova temporada, convidando o público a revisitar a obra do maestro Antônio Carlos Gomes e sua ópera “O Guarani”. O projeto propõe diálogos com o contexto dos povos indígenas brasileiros, desafiando as visões coloniais e o ideário de identidade nacional construído a partir de uma perspectiva europeia do século 19.
A abertura oficial da nova temporada acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS-Campinas) no dia 4 de dezembro, às 19h. A visitação no MIS segue até o dia 16 de dezembro, com entrada gratuita, sendo uma oportunidade para o público refletir sobre o mito fundador brasileiro e o reconhecimento póstumo do compositor campineiro em sua cidade natal.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
Com curadoria assinada pelo artista indígena John Alexandre Dias Restrepo e assistência de Marta Fontenele, a mostra busca trazer perspectivas variadas sobre a vida e a obra de Carlos Gomes. A proposta curatorial é estabelecer uma ponte entre o passado colonial e o olhar contemporâneo sobre os povos originários.
Após o encerramento da temporada no MIS, a exposição itinerante segue para o Museu da Cidade (Casa de Vidro). A próxima montagem está programada para ocorrer entre os dias 7 e 27 de fevereiro de 2026. A abertura será agendada para às 10h, mantendo a entrada gratuita e a classificação indicativa livre.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74