Obra de Humberto Espíndola. Divulgação
O Museu de Arte Contemporânea “José Pancetti” (MACC) de Campinas promove a exposição “Brasilianos” em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A abertura ao público ocorreu no dia 18 de fevereiro, e as obras poderão ser visitadas até 30 de março, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
A mostra reúne uma seleção de 35 obras bidimensionais do acervo do Museu em técnicas como óleo sem tela, gravura, fotografia e desenho, além de técnicas mistas, versando acerca da brasilidade e da identidade nacional.
Obra de Bernardo Caro. Divulgação
Festas populares, lendas brasileiras, religiosidades, iconografia nacional e indígena, representações do imaginário popular regem estes trabalhos existentes no acervo do MACC, dando uma mostra da diversidade técnica e linguística que compõe a coleção.
Entre os artistas estão nomes como Antonio Henrique do Amaral, Cândido Portinari, Zé Cordeiro, Maria Auxiliadora Silva, Maria Helena Motta Paes, Martinho Caires, Fabiano Carriero, Elvis da Silva, Dario Villares Barbosa, Gerda Bertrani, Tadeu Morungaba, Elisa Mello, Geraldo da Silva, Humberto Spindola, Zica Bergami, José Ferraz Pompeu, Oscar Ramos, Beth Scheneider, Eunibaldo Tinoco de Souza, Antonio Manuel, Bernardo Caro, Francelino A. Rodrigues, Waldomiro de Deus, Maria Duarte Bartolo.
“A exposição ‘Brasilianos’ oferece ao público obras de artistas nacionais com linguagens brasilianas, tão caras ao movimento modernista, especialmente da geração de 1922, que inspiraram e inspiram artistas visuais até hoje, interessados nessa investigação densa e complexa do que é o nacional. Uma seleção genuinamente brasileira revelando o Brasil imaginado e imaginário no cotidiano de personagens e paisagens inusitados e típicos”, comentam os organizadores.
Exposição: “Brasilianos”
Escolas: agendamento pelo e-mail cultura.macc@campinas.sp.gov.br
Informações: (19) 2515-7095
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74