Foto – crédito: Campinas.com.br
Vem aí mais uma edição do “Chefs Campinas”, evento que reúne gastronomia, música e outras atrações na praça Carlos Gomes, e que em 2025 ocorre no domingo, dia 13 de julho, véspera do aniversário de 251 anos da cidade (celebrado no dia 14).
“Campinas, cidade cosmopolita”, uma cidade aberta para o mundo, que integra diferentes culturas, povos e modos de vida, é o tema do festival este ano, um dos mais tradicionais e charmosos eventos gastronômicos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), e que faz parte calendário comemorativo do aniversário do município.
Com 21 restaurantes e 10 cervejarias artesanais do Polo Cervejeiro da RMC, esta 12ª edição do festival terá novamente um cardápio variado de comidinhas e bebidas a preços acessíveis ao público.
O “Chefs Campinas” é realizado pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB) e correalizado pela Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Mais sobre o evento
Além da gastronomia, também haverá uma extensa programação cultural ao longo do dia.
O Polo Cervejeiro RMC, patrocinador exclusivo do evento, vai levar para a praça uma riqueza de sabores e estilos. Das 31 cervejarias associadas, 10 vão marcar presença no evento: Tábuas, Gravetos, Landel, Cervejaria Campinas, Pangea, Seo Carneiro, Daoravida, Kalango, St. Kitts e GBK Barossa. Além de valorizar a cultura cervejeira local, o Polo reforça seu compromisso com a sustentabilidade, utilizando copos reutilizáveis e práticas de redução de resíduos durante o evento.
O evento, de acordo com a organização, também busca destacar os benefícios da sustentabilidade, que vão desde a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, economia de energia, proteção das espécies, tanto animal como vegetal em extinção, como a valorização da produção local, reciclagem, dentre outros. Neste ano, em parceria com a ESG Pulse, será feita a neutralização e compensação da pegada de carbono do “Chefs Campinas” considerando a quantidade de gases de efeito estufa emitida pelo evento. O Visite Campinas – Região Convention & Visitors Bureau informa que considera fundamental adotar estratégias que possam reduzir ou compensar com outras iniciativas a pegada de carbono.
Além disso, o evento também tem um olhar social. Neste ano, abrirá espaço para a entidade Casa de Apoio Espiritual – Hospital de Luz expor seu trabalho e produtos.
Para os amantes de um bom vinho, o evento contará com a presença da Audace Wine, apoiadora de valor, com vários rótulos e o espumante “Coreto”, feito especialmente para o “Chefs Campinas”, com rótulo comemorativo a Praça Carlos Gomes.
A programação gastronômica terá início às 10h e se estenderá até as 17h. As operações, de variados estilos gastronômicos, oferecerão seus menus com valores de até R$ 60,00.
Um “chorinho” especial está sendo preparado pelo Polo Cervejeiro RMC, que estenderá a programação do evento até as 20h! Um ‘bis’ para fechar o domingo e o evento com muita animação e cerveja de qualidade!
Restaurantes participantes: Amarus, Cabanha Campestre 53, Bronco Burger, Cacau Craveiro, Candreva, Chef Daniel Valay, Daoravida oodlab, Delícias Árabes, El Tambo, Elixir, Estação Marupiara, GBK, Hospital Da Luz, Kansas, Obeijú, Original Cheesecake, Outback, Pallure Gelateria, Prime Italian, Raizes Zen, Sulina, Team Meat.
Outras ações
A Tagima é uma marca brasileira de instrumentos musicais, reconhecida mundialmente pela qualidade, inovação e compromisso com a música. Estará presente no evento com um ônibus temático, equipado com instrumentos musicais que poderão ser testados e explorados pelo público.
Outra atração será a exposição de dois carros antigos como divulgação da “Volta do Chapadão”, corrida de veículos antigos que será realizada em 27 de julho, na Torre do Castelo, que completa 90 anos em 2025, em homenagem ao Dia do piloto campineiro Benedito Lopes, vencedor da Volta do Chapadão em 1937. A organização levará para a Praça Carlos Gomes dois veículos antigos e super especiais: um de competição e outro de passeio.
O público poderá conferir um Ford 1932 com motorização e característica da época, do piloto Ronaldo Topete, organizador da Volta. E um Chevrolet 1933 conversível, veículo de passeio da coleção da família Moreira. São veículos que flertam com a idade quase centenária e com recursos de engenharias igualmente pioneiras.
Programação cultural:
12hoo às 13h30 – Reunião de Bacanas
14h00 às 15h30 – Grupo N’Goma
16h00 às 16h30 – DJ Fifo (rock, soul, funk, AOR e ritmos brasileiros raros)
16h30 às 18h00 – Folkadelicos
18h00 às 20h00 – DJ Fifo (rock, soul, funk, AOR e ritmos brasileiros raros)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74