Foto - crédito: Karina Búrigo / divulgação
O teatro Oficina do Estudante Iguatemi Campinas será palco do espetáculo musical “Heróis sem Monumento” no dia 7 de janeiro, às 20h, com entrada gratuita. Os ingressos estão disponíveis para retirada pelo link.
Idealizado pelo compositor, cantor e instrumentista Marcílio Menezes em parceria com músicos convidados, o trabalho promove uma reflexão profunda sobre memória, ancestralidade e representatividade, destacando histórias de negros e indígenas fundamentais para a construção do Brasil.
Inspirada na estrada férrea que conectava Bahia e Minas Gerais no século XIX, a obra utiliza canções inéditas, poesias e prosas para dar voz a narrativas historicamente silenciadas. Com uma linguagem poética e acessível, Marcílio Menezes e músicos convidados celebram o legado de resistência dessas comunidades e questionam a falta de representatividade em monumentos públicos brasileiros, que tradicionalmente priorizam figuras brancas e masculinas.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
Para o idealizador, o projeto busca devolver o protagonismo a quem foi apagado pela história oficial. “Este espetáculo é uma forma de devolver voz a quem foi silenciado. Queremos trazer à luz essas trajetórias de resistência e reafirmar a importância de repensarmos juntos a narrativa que constrói o Brasil”, afirma Menezes. O grupo que compõe a apresentação reúne artistas de grande relevância no cenário musical brasileiro.
Além da performance no palco, a iniciativa contempla ações educativas, como uma oficina de percussão, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura, no mesmo dia, às 18h.
O projeto “Heróis Sem Monumento” é realizado com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Edital Fomento CultSP PNAB nº 24/2024 – Gravação e Lançamento de Álbum Musical Inédito.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74