Foto - Crédito:

Foto – crédito: Lais Arena / divulgação
A Estação Cultura, em Campinas, será palco do espetáculo de dança “Mulheres da Figueira”, idealizado e realizado pela dançarina e bambolista Lais Rodriguez, e as artistas convidadas, Cuba Mercurio e Guta Fanneli, nos dias 4, 5, 12 e 13 de abril de 2025, com entrada gratuita. As apresentações dos dias 12 e 13 vão ocorrer durante a Feira Mística, que estará ocorrendo no espaço cultural.
O espetáculo conta a história das ‘Mulheres da Figueira’, termo pejorativo usado para se referir àquelas que no passado foram queimadas na fogueira por serem curandeiras, ou contrárias aos papéis designados a elas pela sociedade da época.
Para contar essa história, o espetáculo composto por uma equipe unicamente feminina, recorreu a técnicas circenses da dança com fogo, bambolês e outras pirotecnias, assim resgatando a história da caça às bruxas, um período de “guerra” contra as mulheres que visava degradá-las, demonizá-las e principalmente destruir o seu poder pessoal e social. “Fazemos um paralelo dos tempos passados para os atuais do quanto nós mulheres avançamos e somos livres para escolher quem podemos ser, podendo nos expressar, sem sermos julgadas, mas com espaço para escolher, inclusive se quisermos seguir esses papéis antes designados, mas dessa vez por nossas próprias escolhas”, contextualiza Lais Rodriguez.
O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura, provenientes de recursos repassados pelo Governo Federal, junto à Prefeitura de Campinas por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74